terça-feira, 20 de março de 2007

Ser ou não ser... Pimba

Há mais ou menos uma semana e em qualquer horário, que eu ando a ver, (e a ouvir) nos vários canais de Televisão, os nossos cantores da chamada música pimba. Ele é o Emanuel, mais o Toy, não esquecendo os Malhoas. Pai e filha! E o imbatível Tony Carreira!
Este último teve direito a uma grande entrevista em horário nobre na RTP, onde uma Judite de Sousa ouvia embevecida a história de vida deste emigrante por terras de França e que ainda menino já era vagabundo por amor.


Parece, pelo que vi, que o Dia do Pai só tem filho Pimba. Passo a explicar: Liguei a TV logo de manhã como é meu habito, o Toy cantava para o Pai, que completamente extasiado ouvia o seu famoso filho dedicar-lhe uma canção, ali mesmo em directo. Num outro canal, Os Malhoas cantavam um ao outro o seu amor fraterno! Emanuel, o eterno enamorado, encantava nas tardes da Sic, dedicando o tema principal ao amor do filho(s). A semana passada Tony Carreira tinha abrilhantado este mesmo programa, com fãs e tudo.

Através da Internet vi os espectáculos esgotados por tudo o que é sítio, Pavilhão Atlântico, Coliseu de Lisboa e do Porto, grandes casas por todo o País e até no estrangeiro!

Então, pergunto eu, somos ou não PIMBAS?
Quem são estes milhares de portugueses que esgotam estas casas de espectáculo? Quem são estes portugueses que compram todos os CDs de música dita Pimpa até colocarem estes cantores com discos de platina? Será que somos um País de Pimbas? Ou será que temos de reconhecer que eles não são Pimbas? Será que se eu ouvir sou Pimba?
Cantarolava eu o outro dia, uma dessas música, e perguntava o meu filho, - "Também tu, mãe??"
Pois… a música Pimba entra muito facilmente no ouvido! Tentava justificar-me!!
Será essa a receita?
Então porque é que se todos os dias as nossas TVs, todas elas sem excepção, passam estas músicas e os cantores Pimbas em horário nobre, porque a rádio, Antena 1, RR, RCP, RFM e afins não o fazem?
Estou a escrever ao som da música do Tony Carreira, que me chega através do Site oficial. Tento encontrar na melodia que me embala um traço de outros sons, mas isto sabe-me a plástico, é tudo tão bem feito, quase perfeito, tão completo! Qualquer alma vazia encontra aqui a fonte para o seu mal de amores. Repito, será esta a formula?
Casa cheia, que estou certa a maioria dos outros, dos não Pimba, com raras excepções, aqueles que cantam os poetas, Pessoa, Florbela Espanca, Camões, que cantam Jazz, blues, Rock, Bossa Nova, a dita música erudita, que nos corre nas veias e que marca os nossos dias, não conseguem fazer.
Expliquem-me, porque eu não consigo entender!

28 comentários:

Dina disse...

Tenho uma amiga que para fazer as tarefas mais corriqueiras em casa coloca um cd de música pimba porque segundo ela a deixa bem disposta...e também segundo ela nem é grande fã destes cantores. Há uns tempos alguém escreveu uma tese de doutoramento sobre isso em que dizia que essa música faz as pessoas ficarem felizes...
Sempre ouvi dizer que gostos não se explicam...e é isso que faço, admito todos os tipos de gostos musicais, até porque eu própria e segundo o meu estado de alma posso ouvir desde a música clássica ao Tony Carreira.
É claro que gosto particularmente de alguns cantores. No caso dos nossos escolho entre muitos outros como preferidos Jorge Fernando e Luís Represas.
Lá de fora em 1º e sem qualquer sombra de dúvida Bruce Springsteen.
Por exemplo e isto é uma barbaridade para muita gente não gosto nada de Madonna.
Quanto a levarem estes cantores à televisão percebe-se...eles garantem audiências a essas horas e o que não se faz em televisão para ganhar audiências?
Mas há uma coisa que temos que aceitar, Tony Carreira ou Emanuel, mostram respeito por quem os ouve e segue. Nunca vi nenhum Concerto do Emanuel (não é realmente música que me encha o ouvido) mas já vi do Tony Carreira e o empenhamento em palco é igual no Pavilhão Atlântico ou na Feira de S. Mateus em Elvas (os sítios onde o vi)e isso significa que tem respeito pelo público.
Há alguns que não consigo ouvir...de maneira nenhuma, ferem-me o ouvido mas como gostos não se discutem admito que haja gente que os adora.
Quanto ao facto de serem tantos os portugueses por esse mundo fora a encher salas para ouvir o Toy o Emanuel ou o Tony Carreira acho normal, são cantores que cantam na sua língua alguns com um percurso de vida semelhante aos deles e com quem se identificam.
A mim por exemplo faz-me confusão que no nosso país não se dê o real valor a Jorge Fernando e no entanto haverá muita gente que pense que ele não canta por aí além. Eu gosto e gosto dele sobretudo como autor...já ouviste bem o tema Chuva?
É da sua autoria embora a maior parte das pessoas conheça a versão da Mariza...
Pronto chega...que quando começo a falar de música, perco-me!

Anónimo disse...

Bem... vamos a isto.
Para discutir a problemática pimba, é preciso definir o que é... a música pimba.
Ou só é pimba o que se canta em português?
Nada de selecções anacrónicas.
Venha de lá essa definição do pimba e depois talvez falemos mais qualquer coisa.

Bj

Jon disse...

Correndo o risco de parecer arrogante, não me identifico com este Portugal "pequenino"....Pequenino de mentalidades, pequenino de cultura, pequenino de ouvido fácil, pequenino de humor fácil....pequenino...
"Pimba" para mim traduz-se simplesmente em pouca qualidade, pouco trabalho, pouco empenho, pouco estudo, pouco substrato, pouco "sumo", é o ganhar dinheiro fácil à conta de um país onde ainda se cultiva pouco a Cultura... Em termos musicais anda sempre à volta da temática da piada brejeira, da abordagem "poético-pastoril" do amor impossível, do menino desgraçadinho sem nada para comer, da mãe querida, mãe querida", enfim, do triste "fadinho" dramático que tantos e tantos portugueses apreciam (e com o qual também se indentificam muitas vezes, e quanto a isso nada a fazer).Aos que vivem e fazem disso a sua carreira não tenho nada contra mas também não tenho qualquer admiração...Quando actuam no estrangeiro Não me representam enquanto Português (nós valemos mais do que isso). E não, não são os Toys, nem os Tonys Carreiras, nem os Emanueis os verdadeiros cantores da chamada música ligeira Portuguesa...Essa é outra coisa e é felizmente representada por outros artistas.

Luis Eme disse...

Há coisas que não se explicam, principalmente no nosso país.

Mas continuo a pensar que o êxito da "pimbalhada" deve-se ao nosso indice cultural, demasiado pobre.

Sempre ouvi dizer que um povo sem cultura é menos livre nas escolhas que faz e é mais facilmente manipulado, até pelas canções que entram mais facilmente pelo ouvido, Franky...

Franky disse...

Não menosprezando as outras opiniões sobre este tema, acho que devo responder ao repórter em primeiro lugar, porque ele deixou uma pergunta no ar.
Ora meu amigo, explicar o inexplicável é muito difícil. Mas vou tentar.
O que eu entendo por música Pimba! Não, não é por se cantar em português. Essa para mim seria a última das hipóteses.
Definição: Represas, Rui Velosos, Pedro Abrunhosa, Camané, Madredeus, Mariza, Jorge Fernando, Ala dos Namorados, Rio Grande, Vitorino, André Sardet, Xutos, Mafalda Veiga, Filarmónica Gil, Zeca Afonso e tantos outros que eu gosto e que poderia aqui enunciar, cantam a língua de Camões e não são Pimbas.
O que eu detesto e chamo Pimbalhada, é todo aquele aparato de "Festa Espectáculo", com Bailarinas de gestos marcados e estudados! Letras compradas a metro e só com a intenção de encantar corações desesperados.
Entendes-te agora?
Para mim a música vale por si só quando é trabalhada com voz e instrumental. Quando ela é boa, a música, não precisa de artefactos. Ouve-se simplesmente!
Imagina um bar, música ao vivo! Vinicius de Morais, Tom Jobim, Jacinta. O Concerto dos Madredeus em Óbidos, foi como tocar o paraíso. Mariza Torre de Belém! Trovantes no Pavilhão Atlântico! Essa é para mim boa música. Portuguesa Não consigo explicar melhor porque não gosto de música Pimba, com todo o respeito que tenho pelos cantores Pimbas, como pessoas.

Xanu
"Fazem as pessoas ficarem felizes", acredito que sim, as pessoas não têm de pensar, logo isso as deixa felizes!

Jotinha
Dizes-te tudo o que me faltou a mim escrever.
Obrigada

Luis
Estou convencida que à medida que este povo vai evoluindo a música Pimba vai caminhando para o desaparecimento. Se repararmos bem muitos destes cantores já ficaram pelo caminho.

Beijinhos a todos

AJSSB disse...

A música pimba é mais do tipo… “comida de plástico”, pronta e consumir e sem dar que pensar.
Melodias simples, sem grandes arranjos, com letras repetitivas, que quer se queira quer não vão mesmo ficando no ouvido.

Tem que haver de tudo para todos os gostos, mas ainda bem que até estes cantores pimba evoluíram. Tempos houve em que por onde quer que andássemos, levávamos com um Quim Barreiros e com o seu burrito ou com um Saúl com a sua vozita de criança a berrar bem alto de que o bacalhau queria alho.

É uma situação de demonstra bem o nível cultural e educacional do nosso País, pois se colocares um fã incondicional, daqueles que só ouvem pimba, a ouvir André Sardet, os Toranja ou os Humanos, vais ver que nem conseguem depreender o significado da letra.

É a cultura que temos, mas acredito que haja milhares de portugueses que não se vêem espelhados na lamúria melodiosa deste género musical.

Beijocas

Dina disse...

Hoje à tarde enquanto fazia o caminho entre o sítio onde vivo algures aqui na Lezíria Ribatejana e Lisboa, acabei a pensar neste teu post. Porquê? Porque ouvi várias músicas em inglês e dei por mim a pensar que eram tão pimbas como muitas portuguesas, com uma letra pobrezinha e repetitiva como as nossas mas só porque eram cantadas em inglês já tinham espaço em quase todas as rádios.
E comecei a pensar que na realidade somos por vezes demasiado preconceituosos com os nossos músicos e cantores e aceitamos o que chega de outros países sem levantarmos a questão se é ou não música que possamos considerar pimba. Já agora...há uns anos este conceito de música pimba não existia e penso que erradamento generalizou-se. Sempre houve boa e má música.
Por exemplo não concordo com uma afirmação de Jcachorro:
""Pimba" para mim traduz-se simplesmente em pouca qualidade, pouco trabalho, pouco empenho, pouco estudo, pouco substrato, pouco "sumo",(...)"
Passo a explicar: podem existir caosos destes mas há outros onde o trabalho e o empenho colocado nos espectáculos se nota. Podemos não gostar, pode nem ser um estilo de música que nos agrade particularmente mas não devemos reduzir a essa insignificância e mais uma vez volto a dar o exemplo de Tony Carreira. Os espectáculos dele são estruturados, preparados e ensaiados ao minímo pormenor, têm qualidade a nível de som, luz e palco. Se a música é mais ou menos fácil, se a letra das canções é mais ou menos profunda...aí a história é outra.Mas tal como eu disse antes quantas canções inglesas chegam ao nosso país que também não são nada de especial e acabam por ter sucesso?
Franky...quanto aos nomes que enumeraste só retiro um...Pedro Abrunhosa. Não gosto. Os outros estou 100% de acordo contigo e muitos outros haveria para juntar aí.Há tantas vozes novas no fado...sobretudo femininas que são uma maravilha. Por exemplo Aldina Duarte ou Kátia Guerreiro. Tão diferentes e no entanto de grande qualidade.
Pronto...chega que já escrevo outro testamento.

Dina disse...

Nokas...só uma rectificação: O burrito não é do Quim Barreiros é do Fernando Correia Marques.
(trabalhar tantos anos em rádio tinham que servir para alguma coisa!)

Jon disse...

xanu:

Independentemente de tudo o resto, concordo a 300% consigo quando fala nos "Pimbas" estrangeiros!
Também os há e não são tão poucos quanto isso....
Aliás, se analisarmos bem, grande parte das músicas que entram para os tops não passam disso mesmo, a diferença está nos arranjos musicais mais apelativos e mais facilmente consumidos por um público-alvo mais abrangente.
Estou a lembrar-me por exemplo de uma canção insuportável (para mim, ehehe) dos Reamon que passo a citar o refrão:

Oh tonight you killed me with your smile so beautiful and wild so beautiful and wild
Oh tonight you killed me with your smile so beautiful and wild so beautiful and wild


Para mim isto (tal como o resto da letra) diz-me tanto como a "Mãe Querida, Mãe Querida", ou seja, absolutamente nada...

E já agora só mais um "à parte":

De todos os "Pimbas" Portugueses, curiosamente o Quim Barreiros ainda é talvez dos que tenho mais consideração...Porquê? Porque parece-me ser genuíno! Ele é realmente assim e não dá mais porque possivelmente "não tem mais para dar" e isso para mim tem alguma importância. Já os indivíduos como o Toy ou como o Emanuel são de uma presunção e de uma falsa modéstia que me "fazem alergia"... Mas isto é apenas a minha opinião! ;)

Dina disse...

Jcachorro sabe que essa foi uma das que ouvi e que me levou a pensar nisso? Aliás essa música passa todas as tardes na RR o António Freire deve gostar muito dela.
Outra que também me fez pensar nisso foi o mega sucesso de James Blunt You're Beautiful e mais recente tb dele Goodbye My Lover.
Qual a diferença entre estas e as de Tony Carreira? Pouca ou nenhuma.

Dina disse...

ah esqueci-me quanto ao Quim Barreiros ele não se enquadra no "pimba" típico, ele está mais dentro da música popular brejeira que sempre existiu e realmente quanto à sua forma de estar na música é capaz de ter razão por isso e embora pouca gente saiba disso já por aí anda há cerca de 30 anos.

Dina disse...

Então vamos lá ver como fica a canção de James Blunt You're Beautiful traduzida:
Você é Linda

Minha vida é brilhante
Meu amor é puro
Eu vi um anjo
Disso eu tenho certeza
Ela sorriu pra mim no metro
Ela estava com outro homem
Mas eu não quero perder o sono com isso,
Porque tenho um plano.

Você é linda.
Você é linda,
Você é linda, é verdade.
Eu vi seu rosto num lugar lotado,
E eu não sei o que fazer,
Porque eu nunca ficarei com você.

Sim, ela chamou minha atenção
Enquanto nós passávamos um pelo outro
Ela poderia ver no meu rosto que eu estava
Nas nuvens
Eu acho que não a verei novamente
Mas nós compartilhamos um momento que durará até o fim.

Você é linda.
Você é linda.
Você é linda, é verdade.
Eu vi seu rosto num lugar lotado,
E eu não sei o que fazer,
Porque eu nunca ficarei com você.

Você é linda.
Você é linda.
Você é linda, é verdade.
Deve ser um anjo com o sorriso em seu rosto,
Quando pensou que eu deveria estar com você.
Mas é tempo de encarar a realidade,
Eu nunca ficarei com você.



Gira não é?? Pois foi uma música lamechas numa letra mais ou menos assim...que nós andámos a gramar diariamente uma data de tempos em todas as rádios deste país.
Querem coisa mais "pimba"??

Anónimo disse...

Em suma... continuamos sem uma definição de pimba.
Pode até acontecer, e aceita-se, que hajam diversas hipóteses de música pimba. Não me custa aceitar isso.
Por outro lado, desafio-vos para um exercício: traduzir para português algumas canções de grupos ou cantores estrangeiros. Depois, sem saber quem canta, tentemos tirar ilações.
O exemplo que a Nokas aqui deixou não é um desses, porque a canção é mesmo bonita...mesmo com tradução livre.
Vale o desafio? 'Bora nessa!!!

Dina disse...

Qual canção da nokas? Baralhaste-te!! Eu já deixei uma traduzida e a letra em si não é nada do outro mundo no entanto todas as rádios a passaram. Quanto a música pimba, já lá atrás o disse esse termo entrou há alguns anos na música por uma canção de Emanuel e acabou por se generalizar no entanto não me parece que seja a melhor forma, para mim há boa ou má música.

AJSSB disse...

Ai Xanu, tem toda a razão foi mesmo uma confusão de bigodes.

Franky disse...

Olá Amigo Reporter

Realmente não foi a Nokas que traduziu e bem a canção do James Blunt You're Beautifu, foi a própria Xanu, mas entretanto elas já esclareceram.
Mas esta música tem uma melodia que consegue esquecer as palavras. Isso conta muito, seja ela portuguesa ou estrangeira.
Claro que dentro do chamada música Pimba há o péssimo, o mau e o assim-assim, Tony Carreira está no assim-assim, pelo menos para mim!
Olha amigo, será que isto não é um exemplo claro do que é ser PIMBA??

PIMBA

Rapazes da vida airada
oiçam bem com atenção
todos temos o dever
de dar às nossas mulheres
muito carinho e afeição.

são as mais lindas do mundo
donas do nosso coração
se somos meigos p'ra elas
dão-nos tudo tudo tudo
com toda a dedicação.

e se elas querem um abraço ou um beijinho
nós pimba, nós pimba
e se elas querem muito amor muito carinho
nós pimba, nós pimba
e se elas querem um encosto à maneira
nós pimba, nós pimba
e se elas querem à noitinha brincadeira
nós pimba, nós pimba

elas são tudo p'ra nós
e não me digam que não
temos de lhes dar amor
nunca nunca as deixar sós
e consolar seu coração

quando estão apaixonadas
são-nos muito dedicadas
por isso rapaziada
convem que elas sintam
que por nós são muito amadas

Emanuel

Diz-me, que consistência, substrato, cultura, tem esta letra??? Além de que é um atentado à inteligência de qualquer mulher!!

AJSSB disse...

Se formos a analisar bem, na maior parte das músicas que passam nas rádios, a letra não é assim tão profunda, mas o que lhes falta em letra têm em música.
No exemplo que a Xanu deu, se cantássemos esta letra com a música do “Mãe Querida, mãe querida”, resultava numa tremenda “pimbalhada”, mas tem a música certa. E o resultado final, independentemente da riqueza da sua letra, foi o que se viu, o mecito James Blunt, esteve nos Tops por alguns tempos.
Quanto a mim, os representantes da música Pimba, excepto algumas excepções, já se perderam no tempo. Ficaram os cantores românticos como o Emmanuel ou o Tony Carreira, até porque alguém tinha que ocupar o lugar do Marco Paulo ou do José Cid.
Agora conseguir explicar porque se gosta deles é como explicar porque é que os espanhóis adoram o Júlio Iglesias, pois o género é o mesmo.

Jon disse...

Ah...mas nós também temos um "Júlio Iglésias"...Não me lembro do nome dele.

Entretanto fiquei com uma alergia que é melhor ir tomar qualquer coisa!!! Ehehehehe

Franky disse...

Será, José Alberto Reis?

Dina disse...

Acham que esta letra daria uma canção de que tipo??

As flores do jardim da nossa casa,
Morreram todas, de saudades de você,
E as rosas que cobriam nossa estrada,
Perderam a vontade de viver,
Eu já não posso mais,
Olhar nosso jardim,
Lá não existem flores,
Tudo morreu pra mim,
As coisas, que eram nossas se acabaram,
Tristeza e solidão, é o que restou,
As luzes das estrelas se apagaram,
E o inverno da saudade, começou,
As nuvens brancas, escureceram,
E o nosso céu azul, se transformou,
O vento, carregou todas as flores,
E em nós, a tempestade, desabou!

Mas não faz mal, depois que a chuva cair,
Outro jardim, um dia há de reflorir!

Dina disse...

E esta??

Escreva uma carta meu amor

Meu amor está tão longe de mim
Meu bem não seja tão ruim
Escreva uma carta meu amor
E diga alguma coisa por favor
Diga que você não me esqueceu
E que o seu coração ainda é meu
Escreva uma carta meu amor
E diga alguma coisa por favor
O beijo que você me deu
Eu guardo até hoje no calor
Escreva uma carta meu amor


Já agora querem tentar adivinhar quem canta? São as duas da mesma pessoa.

Jon disse...

É esse mesmo Franky! ;)

Xanu:
Se não me engano são letras do Roberto Carlos (com o devido valor que possa ter) também é coisinha que não oiço! :P

Acho que o panorama musical brasileiro teve e tem outros cantores e compositores com muito mais qualidade! (opinião pessoal, uma vez mais) ;)

Franky disse...

Roberto Carlos... é um fenómeno como Tony Carreira, Marco Paulo, ou Júlio Iglésia para nostros hermanos. Canta coisas boas de que eu gosto e coisas péssimas. Nunca tinha ouvido essas músicas na voz do Roberto Carlos, mas depois de uma busca pelo YouTubeouvi e não gostei!!

E a alergia, Jotinha?
As melhoras

Dina disse...

O que eu queria dizer com essas letras é que muitas vezes sobretudo no início das suas carreiras muitos cantores também cantaram coisas que não são nada de especial. Concordo com a Franky quando diz que o Roberto Carlos tem coisas fantásticas, sobretudo ao nível das letras e das mensagens que passa, estou a pensar nos temas Progresso e As Baleias por ex e outros que são mesmo uma lamechice pegada...

AJSSB disse...

São casos como o das "Baleias", o "Ser poeta (perdidamente)" ou "Porto Sentido" que provam que apenas a boa música é imortalizada.

Jon disse...

Entre muitas, muitas outras gostava de partilhar esta convosco! ;)

No bairro do amor a vida e um carrossel
onde há sempre lugar para mais alguém
o bairro do amor foi feito a lápis de cor
pra gente que sofreu por não ter ninguém

No bairro do amor o tempo morre devagar
num cachimbo a rodar de mão em mão
no bairro do amor hã quem pergunte a sorrir
será que ainda ca estamos no fim do Verão

Eh pá, deixa-me abrir contigo
desabafar contigo
falar-te da minha solidão
Ah, é bom sorrir um pouco
descontrair um pouco
eu sei que tu compreendes bem

No bairro do amor a vida corre sempre igual
de café em café, de bar em bar
no bairro do amor o sol parece maior
e há ondas de ternura em cada olhar

O bairro do amor é uma zona marginal
onde não há prisões nem hospitais
no bairro do amor cada um tem de tratar
das suas nódoas negras sentimentais

Eh pá, deixa-me abrir contigo
desabafar contigo
falar-te da minha solidão
Ah, é bom sorrir um pouco
descontrair um pouco
eu sei que tu compreendes bem

Franky disse...

Jorge Palma!!
Óptima escolha!!

Dina disse...

Deixa-me rir...esse Bairro do Amor já é bem crescidinho, já tem ruas e avenidas que nunca mais acabam...
Gosto de Jorge Palma e de Fausto...e de tantos outros!!