quinta-feira, 22 de março de 2007

Costa de Caparica!




Costa de Caparica


A casa era pequenina, mesmo no centro da Vila. Branca, com traços azuis a delinear os seus contornos. Ali passámos férias. Os fins-de-semana. Os aniversários e as Festas! Passeávamos pela rua dos Pescadores, onde todos os veraneantes em tardes de estio no mês de Agosto se cruzavam num vaivém de ilusões! O mar, ao fundo, embalava num azul intenso, banhando as praias com ondas suaves, num vaivém de volúpia, namorando os veraneantes.

No Inverno, ouvíamos o seu ronco feroz em dias de tempestade, o paredão aguentava, e nós passeávamos ao longo da praia em cima daqueles pedras e pensávamos como elas eram grandes e seguras.
Quantas décadas se teriam de passar para que aquela muralha, construída pelo homem, roubando ao mar aquele pedaço de terra, se desviasse do seu objectivo, que era segurar o mar em dias de revolta?
Hoje, ao ver as imagens na TV nem quero acreditar! O mar numa revolta incontrolável, de conquistar aquilo que é seu, arrasa tudo na sua passagem. Todas aquelas pedras que nunca pensaríamos que conseguissem sair do lugar onde os homens as colocaram, foram arrastadas em direcção à Vila, destruindo tudo na sua passagem.

Será que a vontade do homem, voltando a construir de novo aquele paredão, conseguirá alguma vez ser mais forte que a determinação do Mar?

4 comentários:

Luis Eme disse...

Pelo menos vai dar-lhes essa ilusão, Franky.

Anónimo disse...

O mar há-de recuperar o que ao mar pertence.

Há muitos anos o mar chegava às Terras da Costa, quase junto à falésia.

Isto diz alguma coisa?

Franky disse...

São só ilusões temporárias. O homem sonha em conquistar o mundo, mas a natureza de vez em quando encarrega-se de lhe mostrar como está errado.
Luis... Bjs

Lembro-me de se falar nisso, sim. Aliás a Costa está mais baixa que o mar, logo esta luta incessante do homem contra o mar, terá de parar um dia.
Bjs

Anónimo disse...

tanto tempo morai na costa i nunca vi nada igual ao que nos ultimos anos se tem vindo a registar pois a natureza tem a razao quizeram ocupar o que dele e agora ele vai conquistar !