segunda-feira, 26 de março de 2007

Salazar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Acabei de ver o programa da RTP, Os Grandes Portugueses!
Salazar, foi o grande vencedor, com 41%!

É um concurso de Televisão, vale o que vale, mas isto é mau, muito mau! É um sinal dos tempos, dos maus tempos.
Hoje toda a gente comenta, como é possível isto ter acontecido! Somos um povo saudosista e atrasado em relação ao mundo. Vivemos para o revivalismo. A direita rejubila com as mediocridades deste povinho habituado a não pensar.
Uma direita que neste momento fragmentada e fragilizada, desorientada e sem governação, vem beber neste programa a sede de união, que o povo (será o povo?) lhe deu de bandeja!
Afinal o que é que os Portugueses querem, ditadura? Fascismo? Opressão?
Votar em Salazar é o mesmo que a Alemanha votar em Hitler, ou Itália em Mussolini, ou outro ditador num outro país qualquer!
Não é de preocupar se reparar-mos na faixa etária que votou em Salazar. É uma percentagem de gente mais velha, habituados a serem comandados e o receio de voar sozinhos revêem-se em um qualquer Salazar que lhes apareça pela frente.
O Diário de Notícias de hoje trás um Editorial sobre o assunto. Começa assim:

“Para uns, trata-se de um concurso de televisão que não merece atenção. Para outros, é um cenário de pesadelo imaginar que na televisão pública do Portugal democrático o povo possa vir a eleger Salazar como o maior português de sempre. Estou entre os primeiros: não só porque um concurso é um concurso, mas também porque uma votação na Internet é uma votação na Internet: pode ser facilmente manipulada e não é representativa da população. Vale apenas como curiosidade.”

Votar Salazar é votar contra a Liberdade, essa Liberdade que Abril nos abriu as portas. E isto é que é preocupante!
O meu candidato ficou em segundo lugar, mas isso não me deixa mais feliz. Qualquer um dos outros era preferível a Salazar.
Não gostei da maneira pouco elegante como Odete Santos defendeu o meu/dela candidato.
Por favor abram as janelas e arejem de novo este País!
Apetece-me ter aqui nesta hora, Manuel Alegre/Zeca Afonso, para acordar memórias adormecidas.


6 comentários:

Jon disse...

Apesar de ser um "concurso" e poder haver alguma manipulação dos dados, acho que o resultado acaba por ser um reflexo da nossa sociedade...adormecid.!
Sou já um filho da Liberdade, não vivi a opressão, o medo da PIDE, o medo de falar, mas é algo que muito prezo e vou prezar sempre! Encaro o 25 de Abril com um enorme respeito e com enorme carinho também, porque de facto grandes feitos devem ser acarinhados! Pena é que cada vez haja mais gente com palas nos olhos e algodões nos ouvidos! Andam cá por andar, falam da boca para fora e estão-se marimbando para tudo e para todos.
Se calhar e infelizmente, não temos mais porque não o merecemos de facto. :(

Dina disse...

Já ouvi tanta gente dizer que o que este país precisa é dum novo Salazar...as pessoas acomodam-se e querem que sejam os outros a resolver as suas dificuldades.
Não vi o programa até ao fim, pelo andar da carruagem resolvi mudar para a SIC e ver o CSI.
Este país não tem emenda, já dizia Fernando Pessoa que "somos um país de provincianos" e se por um lado isso pode ser bom por muitos outros pontos de vista pode ser péssimo.
Enfim...é o país que temos porque é o país que todos (uns mais outros menos) ajudámos a construir.

Franky disse...

Moro muito perto das escolas e por conseguinte o café onde eu vou ó o mesmo onde se encontrar os professores. Hoje em todas as mesas o tema de conversa era o mesmo: Salazar!!
Nunca pensei que este assunto tinha preocupado tanto assim a população, principalmente os que tem algumas responsabilidades. Mas a preocupação era um facto e é geral. A levar em conta que o concurso não foi manipulado, qual o motivo deste resultado? Onde errámos? Somos os eternos descontentes, saudosistas natos.
Por muito mal que estejamos sempre é melhor do que a miséria que tínhamos antes do 25 de Abril, a não ser raras excepções todo o povo vive melhor agora, por muito que isto doa a certas mentalidades retrógradas.
O simples facto de estar aqui a escrever livremente é um bem adquirido com o 25 de Abril.
Mas sempre vou pondo as minha dúvidas nestes programas, segundo o 24 horas antes da votação acabar não se conseguia votar a não ser em Salazar!
As pessoas continuam à espera que D. Sebastião as venha salvar, sei lá de qu~e!!

Anónimo disse...

Falar de Salazar não é fácil. No contexto de um concurso, muito menos.
Com que ideia se faz um concurso assim? Com tanta gente de diversos quadrantes, formas de ver e de viver, de governar e por aí fora.
Falava-se na hipótese D. Afonso Henriques. Mas quem o conhece? Muitos nem saberão quem foi esse senhor...
Já por aqui se disse que faz falta um novo Salazar. Apesar de eu não entender o que é "um novo Salazar"...
Mas o que António Oliveira (dois nomes que eu tenho)Salazar estria, agora, antiquado, sem dúvida que sim.
Além de que a europa democrática (demo quê?) não permitiria que um regime assim voltasse a tomar conta de um poder.
Por mim, escolheria... ora deixa ver... já sei! D. Maria. Mas a segunda, não a primeira.

Fiquem bem e reflitam.

Dina disse...

Ó Sr. Reporter...aqui ninguém disse que fazia falta um novo Salazar mas sim que já OUVI muita gente dizê-lo. Não concordo com tal afirmação. A este país faz falta é gente com visão e adaptada às necessidades destes tempos e não pessoas que só vêem o que lhes convém e para o lado que lhes convém...desses já temos que cheguem, embora eles tentem disfarçar não são muito diferentes, colocam a palavra democracia à frente mas acabam por fazer só o que lhes dá na real gana. Veja-se os exemplos a nível da saúde...foi uma decisão democrática aceite por todos os envolvidos o encerramento de tantas unidades de saúde, maternidades e outros que tais?? Se isto não é impôr à força a vontade de meia dúzia...se isto é democracia...

Anónimo disse...

Oh D. Xanu
Fica assim...
Outra figura que na minha opinião seria candidata ao "título" esra o Marquês de Pombal (Sebastião José de Carvalho e Melo)