quarta-feira, 7 de março de 2007

RTP 50 anos



A RTP faz hoje 50 anos!!

Não vou aqui escrever os maus momentos, a falta de técnica ou profissionalismo, se esta estação de TV contribuiu ou não para o nosso desenvolvimento intelectual, ou se o povo está ou não mais desenvolvido por todo este ensinamento que durante 50 anos nos entrou em nossas casas.
Hoje é dia de festa, é dia de recordar todas aquelas caras que todos os dias nos fazem companhia, nos fazem rir e quantas vezes chorar.
Não recordo a sua primeira emissão porque era muito pequena, mas lembro-me da TV ainda ser a preto e branco e de ter de ir até um café para poder assistir às transmissões. Bebíamos tudo o que nos era enviado, embevecidos, olhos postos naquela caixa mágica, que nos abria uma janela para o mundo.
A ida do Homem à lua. Os Festivais da Canção! O Se Bem de Lembro. As Conversas em Família. Os Concertos em dia de Ano Novo! Os Desenhos Animados o Carrossel Mágico! Os concursos, o ZIP ZIP, Carlos Cruz, Fialho Gouveia, Raul Solnado, a Visita da Cornélia! O Teatro, As Árvores Morrem de Pé! A inauguração da ponte 25 de Abril! A Revolução dos Cravos, a chegada dos dois políticos mais controversos em Portugal, Mário Soares, Cunhal, a morte de Sá Carneiro, a morte da Amália Rodrigues. A Operação Triunfo. O E assim Acontece, a Meteorologia, a TV Rural , e tantos e tantos acontecimentos, tantas e tantas horas de transmissões, de entretenimentos, de informação.
É dia de acontecer, é dia de recordar a nossa própria vida.
Em miúda, de pé, de bengala na mão, num palco improvisado, no quintal da minha casa ainda em terras do Sul, eu tentava imitar a grande Palmira Bastos, e dizia a plenos pulmões:

- "Morta por dentro, mas de pé, de pé, como as árvores"

A interligação viva das nossas vidas com as desta estação de TV.
- Olha, nesta altura eu estava aqui, eu estava acolá! Eu era uma miuda quando isto foi tansmitido! Aqui, já eu era casada, eu já tinha filhos, eu morava nesta casa, ou naquela.
O meu pai morreu logo a seguir a ter assistido a uma corrida de touros transmitido em noite de touros na RTP!
Recordamos os que já partiram, como se também fossem da nossa família. Saudade imensa de tantas e tantas caras tão lembradas neste momento.
Por tudo o que a RTP já me ofereceu, os meus mais sinceros PARABENS!


8 comentários:

Anónimo disse...

É óbvio que me junto a esses votos de parabéns.
Mas, e porque sou exigente, quero uma RTP cada vez melhor. Mais forte. Sem entrar no popularucho.
Cada macaco no seu galho e a RTP tem muito que fazer sem ir atrás das maluqueiras de terceiros.

Tenho dito.

Franky disse...

Ora aí estamos de acordo!
Espero que todos os meios que hoje são inaugurados sirvam para fazer muito melhor do que até aqui.

Dina disse...

Eu ainda não tinha nascido mas lembro-me por ex de António Calvário na Eurovisão tinha eu 4 anos.
Lembro-me também de adorar os filmes do Gianni Morandi sobretudo um que era passado no Japão. Como vivia numa zona de fronteira tinha acesso à televião espanhola e as minhas recordações televisivas estão muito misturadas.
Ainda hoje gosto mais da RTP do que das outras e tenho pena que muitas vezes não se desmarque mais de alguma tendência pirosa/populista que tem surgido nas privadas.

Dina disse...

ehehehe a minha primeira frase é um bocado complicada...ainda não tinha nascido e lembro-me...
Ok refazendo: Quando a RTP começou ainda não tinha nascido, a minha primeira recordação é a de António Calvário na Eurovisão quando eu tinha 4 anos. (Fui uma criança precoce)

AJSSB disse...

É incrível a quantidade de gente que vai acompanhando a nossa vida, só porque carregámos num botão.
Cresci a ver séries como a Heidi, o Espaço 1999, a meteorologia do Antímio de Azevedo, o 1,2,3 ou o Dallas.
A abertura do espaço televisivo a outros canais, poderia ter sido positiva, mas entrámos pela pior concorrência. A corrida ao popularucho, como diz o Repórter. A corrida a cenas macábras, ao sensasionalismo, aos Reallity Shows.
A RTP começou a querer entrar pelo mesmo caminho, mas algures a meio alguém se apercebeu que não era essa a sua função e já se denota alguma diferença na programação.

Luis Eme disse...

Vim aqui beber café, curioso, por saber de que oeste és... porque eu também sou desses lados...

Franky disse...

Gostei da festa de aniversário da RTP! Festa feita por gente adulta, para gente adulta, que sabe o que quer. Gente vivida, gente bonita, gente com sede de vida.
Numa noite em que um outro canal (a TVI) organizou uma outra festa, como diria o Hermam “não havia nexexxidade”, a festa da RTP correu como eu gosto. Sem vedetismos, sem Jet Set, (deviam estar todos na 4), sem snobismo. Uma ou outra coisa não correu assim tão bem, mas por mim estão desculpados.

Xanu, à força de tanto ouvir falar de certas coisas, por vezes é como se as tivéssemos vivido mesmo.
Parabéns pela nova imagem.

Nokas, e o que nós cantámos juntas todas aquelas músicas de embalar!! O Vitinho era o nosso preferido.

Olá Luís
Pois… o meu Oeste é aqui mesmo, aqui em terras da Pêra Rocha!
Obrigada pela visita

Anónimo disse...

Atenção sportinguistas!!!
Se gostam de futebol a sério, sintonizem hoje, às 19.45 h a RTP 1
e vejam, sintam, vivam o futebol espectáculo.
Paris St Germain vs SL Benfica.
Boa ideia a minha!!!