quarta-feira, 28 de março de 2007

Fado!

No outro dia alguém me dizia: - Estou a ficar velho! Gosto de fado!
Pois... e depois de uma retropetiva das músicas que aqui tenho colocado, constatei uma realidade, estou a ficar velha.
Pois o fado tem sido a minha escolha maioritária neste blogue!
Mas o Fado também é prenúncio de saudade, revivalismo, nostalgia, amor e ciúme.
O fado é a triste canção do Sul.
O realizador de cinema Carlos Saura diz que o fado surgiu no Brasil numa mistura da modinha européia com o lundu africano. Por esse motivo podemos ouvir fado no seu próximo filme na voz de Caetano Veloso, Chico Buarque.
O fado é principalmente Amália, Hermínia, Marceneiro, Camané, Mariza, Mizia, Mafalda, Guerreiro, Jorge F., e tantos outros do passado e presentes no futuro.
O fado também é Poesia e Pintura.
É Malhoa

Malhoa

8 comentários:

Anónimo disse...

Falaste em Carlos Saura e recordei imediatamente uma bonita canção que foi propositadamente criada para um filme: "cuervos"
Se o nome não está correcto digam por favor.

Franky disse...

Da canção não me lembro, mas do filme sim. "Cria Cuervos", Com Geraldine Chaplin, Ana Torrent, nos principais papeis. As recordações de infância da pequena Ana.

Luis Eme disse...

É sim senhor Franky.

E não tem de ser a triste história da desgraçadinha...

Fado pode ser tudo, desde que nos diga algo.

Dina disse...

Dulce Pontes - Lusitana Paixăo

Fado
Chorar a tristeza bem
Fado adormecer com a dor
Fado só quando a saudade vem
Arrancar do meu passado
Um grande amor

Mas
Não condeno essa paixão
Essa mágoa das palavras
Que a guitarra vai gemendo também
Eu não, eu não pedirei perdão
Quando gozar o pecado
E voltar a dar a mim
Porque eu quero ser feliz
E a desdita não se diz
Não quero o que o fado quer dizer

Fado
Soluçar recordações
Fado
Reviver uma tal dor
Fado
Só quando a saudade vem
Arrancar do meu passado um grande amor

Mas não condeno essa paixão
Essa mágoa das palavras
Que a guitarra vai gemendo também
Eu não, eu não pedirei perdão
Quando gozar o pecado
E voltar a dar a mim
Eu sei desse lado que há em nós
Cheio de alma lusitana
Como a lenda da Severa
Porque eu quero ser feliz
E a desdita não se diz
O fado não me faz...arrepender.

Dina disse...

Já o disse antes gosto de fado e gosto muito sobretudo de Jorge Fernando e Aldina Duarte mas também de Camané, Mariza, Kátia Guerreiro e muitas outras. Há vozes novas no fado que são uma maravilha.
Gosto do fado-fado mas também do fado-canção.
Não concordo que gostar de fado seja um sinónimo de estarmos a ficar velhos...sempre gostei de fado desde os meus tempos de miúda. Já na primária gostava de cantar fados no recreio quando brincava com as minhas colegas. (sim só colegas que eu ainda sou do temo de meninas para um lado meninos para outro. Nessa altura ouvia muito Fernanda Maria e Alice Maria,António Mourão e uma Lenita Gentil em início de carreira, talvez por ser a mais nova de 5 irmãs e ser muito mais nova que todas elas não tinha direito a escolher o que ouvia, era o que elas ouviam no rádio de pilhas que eu tinha que ouvir também.
Lembro-me que não gostava nada duma música que na altura se ouvia muito..."O xaile de minha mãe"...achava aquilo uma pirosice e a minha mãe ficava toda escandalizada quando me ouvia dizer isso.
Mais tarde fui uma apaixonada pelos fados de José Carlos Ary dos Santos cantados pela Maria Armanda, tenho imensa pena de não ter hoje em cd um LP que na altura foi editado que se chamava se a memória não me falha " Maria Armanda canta Ary dos Santos".
Pronto...falo de música e aí vou eu, esqueço-me de parar.

Dina disse...

http://www.attambur.com/curtas.htm

Esse link tem a ver com o Filme Fado de Carlos Saura.
A minha pergunta é a seguinte: Até que ponto um espanhol consegue entender o que significa o Fado para nós?

Anónimo disse...

Xanu
Ao contrário do que pensas, alguns espanhóis, principalmente os que estão ligados ao cinema e/ou à música.
Esses entendem a coisa.
Agradeço o link ...

Franky disse...

Segundo dizem o fado é universal, mesmo que não se entendam as palavras a música no trinar de uma guitarra faz virar os corações. Senão como explicar o motivo porque os chineses, japoneses gostem tanto de fado?
Obrigada pelo link