segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Os Jardins do Bombarral!

Não! Estas fotos não são de um qualquer bairro degradado dos subúrbios de Lisboa, nem de uma outra grande cidade de terceiro mundo!
Estas fotos são de uma zona verde da Vila do Bombarral! Entre as Piscinas Municipais, o Pavilhão Municipal, a Escolas Preparatória e Secundária.
A degradação é visível nestas fotos, mas muito mais degradante para quem frequenta este local diariamente.
Para além da destruição material, as trepadeiras arrastam-se pelo chão até encontrarem apoio para suportar os seus tentáculos. Os bichos inundam este local. Cobras, lagartixas, ratos e até cães abandonados que deambulam pelo "jardim".
As obras que à mais de um ano se realizaram na piscina continuam por acabar, deixando bem visível na relva a marca dos rodados dos camiões que ali se deslocavam para deixar o material. Já para não falar do taipal de madeira que tapa o buraco que serviu para entrarem as novas máquina da piscina.
A tudo isto se devem juntar as lâmpadas apagadas que proliferam por todo este espaço verde. Um varandim com os apoios de cimento partidos que representa um verdadeiro perigo para quem se abeire dele.
Enquanto se inauguram novos jardins com fontes luminosas noutros locais desta vila, este já com alguns anos de existência vai-se degradando dia após dia sem um mínimo de manutenção. Foi-lhe roubado um espaço, antes verde, para a realização de um skate/parque, entretanto abandonado pelos jovens praticantes deste desporto, devido à degradação em que se encontrava.

Sem uma mão que as ajude, as trepadeiras arrastam-se pelo chão!

Servindo de abrigo para toda a espécie de bicharada! Cobras, lagartixas e ratazanas!
A obra de arte de um colector do esgoto, está assim à mais de 2 meses, pondo em perigo centenas de crianças que todos os dias circulam por este local, entre a Piscina e o Pavilhão. Depois quando as coisas acontecem, nunca se encontra um culpado.

O varandim de protecção do muro que circunda o edifício da piscina!

O globo de um candeeiro está por terra! Alguém por "graça" colocou ali um sinal de obras!! O candeeiro indiferente a este facto continua a dar luz sem qualquer protecção!

Neste bocadinho de relva passeava-se calmamente o outro dia, uma cobra!
O gradeamento para as bicicletas estão destruidos e "mudam" de sítio a cada dia que passa.

O taipal que serviu para entrarem as novas máquinas para a Piscina. Há mais de 1 ano que está assim, à espera de um final feliz.

Brevemente será inaugurado com pompa e circunstância, mais um espaço verde com várias fontes luminosas, mesmo em frente aos Paços do Concelho, desejo-lhe muito mais sorte que a este triste espaço, onde circulam diariamente centenas de crianças.

3 comentários:

Anónimo disse...

Pronto!
Lá vens tu com as tuas reportagens sobre o Iraque...

Franky, tu não te enerves.

Bj.

Franky disse...

E o Iraque lá tão longe!!!

Anónimo disse...

Razões pouco razoáveis(é mesmo assim!) para não cuidarem do nosso património: Desrespeito, incompetência, desleixo e... de eleições ainda distantes!
Talvez valha a pena dar uma vista de olhos pelo Carvalhal.