sábado, 23 de junho de 2007

Os miseráveis!

Van Gogh

Os Velhos do meu País!

Enquanto um senhor todo poderoso, chamado Berardo, anda pelo meu País a comprar clubes de futebol, baseando-se na teoria que o seu Clube do coração está mal de massas, os Velhos do meu País andam à mingua de assistência médica e medicamentosa.
Enquanto um senhor todo poderoso já pensa em “fabricar” um banco para o seu Clube de coração, os Velhos do meu País tem de pagar 100€ por uma consulta de psiquiatria, mais farmácia, mais pagamento de transportes de ambulâncias, mais tratamento, e internamente se for esse o caso. Porque ter Alzheimer, doença de Parkinson, senilidade ou qualquer outra doença do foro psiquiátrico aos 80/90/100 anos é um luxo em Portugal.
Cobre-se-me a cara de vergonha por esta diferença abismal entre gentes do mesmo povo.
Mas povo é quem come o pão que o diabo amassou, o resto são turista que se pavoneiam mostrando a todos o estrato da sua conta bancária.
Quando estas doenças nos batem à porta, corremos todos os locais que nos vão indicando para minorar a situação, melhorar o doente, aliviar o cansaço, exigir o que eles têm direito depois de terem trabalhado uma vida inteira, e é muito triste ver todas as portas a fecharem-se-nos à nossa passagem. Aí verificamos o quanto este País tem de carências e de exploração.
Revolta e indignação é o mínimo que podemos sentir. Tudo o que se consegue arranjar é à custa de dinheiro, de muito dinheiro. Estes velhos, doentes, cansados, fartos de lutar, são explorados por quem lhes devia dar um final de vida no mínimo sem privações. Quem vive com estes velhos doentes, além da tristeza que se lhes estampa no rosto, por verem quem tanto amam numa degradação total, o cansaço, e a desilusão vão tomando conta deles. Desaparecem as pensões, os pés de meia e todo o resto que tiver à sua volta.
Explorados e extorquidos até o seu último centavo, nos últimos anos de vida que lhes resta.
Enquanto uns brincam aos bancos e aos clubes de futebol, outros lutam pela sobrevivência digna de um ser humano. Tudo isto no mesmo país!
Enquanto uns ganham milhões de €, num mês, sem terem consciência do que isso significa, os Velhos do meu País com pensões de 500€, os que ganham, têm de pagar uma fortuna para terem assistência médica especializada.
Aos políticos nem me ocorre uma palavra, aí a minha desilusão é total. Esses brincam aos Minisros com total desconhecimento destas realidades.
Enquanto isto, os Velhos do meus Pais, principalmente os doentes do foro psiquiátrico, vão deambulando indiferentes a todo este drama, fechados num mundo só deles, raramente, num rasto de alguma lucidez, ainda perguntam - Porque estou doente? Porque não me tratam? Para onde me levam? Quem são vocês?
E a escuridão volta, e o silêncio toma conta das suas vidas, refugiado-se em qualquer canto chamando por quem no passado fez parte do seu imaginário.
Entretanto os senhores que tudo podem vão brincando aos Clubes de Futebol, Jardins de outras culturas, indiferentes à dor humana dos Velhos do seu País!!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Franky
Este texto que corresponde, obviamente, à tua lúcida forma de ver as coisas, não me merece qualquer comentário.
Porque está muito bem escrito. Muito bem analisada, a situação. Com comparações tiradas "no ponto"...
O que vou dizer senão concordar contigo?
Preferia não concordar, se a verdade fosse outra.
Mas é assim. Infelizmente.

Bj e bom domingo.

Luis Eme disse...

Tens toda a razão Franky.

Somos cada vez mais um país terceiro-mundista, onde os ricos são cada vez mais ricos e os pobres mais pobres.

As franjas da sociedade mais afectadas são sempre as mais frágeis (crianças e velhos...)

O mais grave é assistirmos à conivência do estado, principalmente na saúde e educação, direitos fundamentais de qualquer cidadão, segundo a constituição portuguesa.

Dina disse...

Pensões de 500€?? Ah Franky se fossem assim a maioria das pensões dos velhos deste país eu até ficava um pouco mais descansada mas infelizmente muitos deles para não dizer a maioria fica muito aquém disso...
Este país já não tem emenda...é uam vergonha o que uns quantos andam a fazer...é uma afronta a quem tanto trabalhou e trabalha e nada tem para meio dúzia terem cada vez mais.
É uma vergonha, pelo menos é o que eu sinto misturada com muita revolta. Onde é que isto vai cgegar?