sexta-feira, 15 de junho de 2007

Onde está o Verão?


Os dias seguem feios, com chuva, vento e algum frio! Os alertas laranjas para a maioria dos distritos é constante. Estamos em meados de Junho!
Ameaças do Verão mais quente de sempre continua isso mesmo, uma ameaça, mas por enquanto as nuvens negras anunciando trovoadas e chuvas torrenciais continuam a ser o nosso dia a dia.
Os pomares estão cheios de frutos à espera de serem colhidos. Estas chuvas fora de tempo vêm estragar o pouco que os agricultores ainda tiram da terra. Dizem que a culpa é do homem. Cada vez acredito mais que têm razão.
Este tempo não é normal, pelo menos para o tempo em que eu já vivi. As estações diferenciavam-se mais umas das outras. O Inverno rigoroso, em que passávamos semanas sem vermos o Sol, a chuva caia impiedosa e enchia, moderadamente, os solos com o seu liquido precioso. Fazia muito frio! Fazia frio no Carnaval!
A Primavera era amena, temperaturas agradáveis, com as trovoadas habituais, que assustavam com as fortes chuvadas, mas que ao mesmo alimentavam a terra.
Outros Verões, quentes mas sem sobressaltos de maior, nada de alertas, nem laranjas, nem amarelos. Eram quase três meses de estio, em que corríamos para a praia, desejosos de um ar fresco e cheio de maresia. As esplanadas estavam cheias de gente até altas horas da madrugada. As festas decorriam em noites de calor, sem medo de que uma qualquer chuvada fora de tempo viesse estragar os festejos.
Os frutos eram doces e grandes. Só os podíamos comprar na época certa, ou seja não havia fruta de estufa. Esperámos impacientemente a sua chegada.
Agora tudo está mudado, o Verão nem sempre é nos meses que lhe estava destinado, faz calor em Março ou Maio e chove semanas seguidas nos meses de Verão.
Depois, as pessoas começaram a ficar mais exigente, queriam Verão todo o ano, ninguém gosta de chuva, mesmo no Inverno querem ir para a praia porque o tempo já o permite, porque já não chove e há dias que faz calor. O Carnaval dos nossos dias tem sempre de ter calor, porque os desfiles assim o exigem. Cada vez se desfila com menos roupa porque se imitam-se outros continentes.
Revolucionou-se a agricultura, a industria e o comércio, com métodos mais modernos. Porque assim tem de ser.
E o natureza zangou-se!

Foto tirada da Net

5 comentários:

Anónimo disse...

A meteorologia faz parte do fenómeno natureza. A tal que eu respeito.
Há algum tempo que deixei de calendarizar as estações do ano.
Há algum tempo que deixei de marcar férias com base na previsão, no hábito.
Por isso, o meu gesto é de resignação pura. Porque ao revoltar-me por não estar calor nos meus dias de descanso, é o mesmo que dar uma bofetada no meu semelhante e em mim próprio.
Porque algo de errado fizemos. Andamos a fazer...

Beijinho, Franky

Luis Eme disse...

Excelente análise social e meteorológica...

E ainda não chegaram cá as "rabanadas" fortes de vento e as verdadeiras quedas de calhaus... que destroem e tentam levar tudo à frente...

Franky disse...

Continuamos igual a ontem apesar das abertas, os entendidos prometem chuva até ao dia da chegada do Verão!
Pois que venha o Verão e o calor.
Beijinhos

Dina disse...

O Verão foi de férias...pelo que me disseram deve voltar lá para 5ª feira.
Boa semana!

Franky disse...

Pois que venha Dina, será muito bem vindo!!
Bom trabalho.