terça-feira, 12 de junho de 2007

Noite de S. António em Lisboa!


Marchas desfilando na Avenida


Hoje é noite de S. António. Noite das festas de Lisboa. Noite das Marchas Populares descendo a Avenida. Noite de Sardinhas assadas, (mesmo a 2 euros cada). Os bairros populares enchem-se de gente para festejar o Santinho da sua cidade. Há cheiro de manjericos no ar. Há arraiais e foguetes no ar. Os noivos e as noivas de S. António fazem juras de amor aos pés do altar do Santo. Lisboa é única nos seus festejos tradicionais.



Lisboa é lindaaaaa!!!

Ó meu rico Santo António
És um Santo Popular
Na tua festa não falta
Sardinhas para assar




É noite de Santo António
Estalam foguetes no ar,
Põem o manjerico á janela
E vem para a rua dançar.



Santo António é o primeiro
A trazer a gente à rua,
Santinho casamenteiro,
Juntou o Sol e a Lua.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não me entra na cabeça essa de juntar sardinhas com noivos.
É uma mistura que arde sem se ver...

:)

Franky disse...

Acho que fui eu que misturei as sardinhas com os noivos!
Não me parece que no menu dos noivos, repasto servido na Estufa Fria, constasse sardinhas assadas. Mas como festa é festa e tradição é para se cumprir, vai de juntar tudo no mesmo post.
É o primeiro ano que por disponibilidade pessoal assisti, no sofá entenda-se, a este evento. O programa várias vezes anunciado pela RTP com um largo leque de apresentadores, correu muito bem, em meu entender. Estas coisas dos directos tem os seus “Ques”, não notei falhas de grande monta. A transmissão do Pátio Alfacinha, com o Jorge Gabriel e a Tânia Ribas de Oliveira, ( a menina promete, impecável no seu papel de apresentadora, e não grita!!) com bons fadistas, boas entrevistas e gente muito bonita proporcionaram um bom espectáculo.
Nem tudo é mau neste País e eu gostei.

As Marchas também não estiveram mal, se bem que demasiado longo o desfile, e como ser do Jet Set agora é ser do povo, a Lili Caneças marcou presença e a Cinha Jardim, ganhou com a sua marcha de Alfama. A tradição por vezes tem destas coisas!!