domingo, 3 de junho de 2007

Laço Cor de Rosa!

O mundo de algumas amigas minhas virou-se um dia contra elas. A Maria, a Beatriz, a Teresa e a Paula, viram de repente o mundo desmoronar-se em cima das suas cabeças.
A angustia da espera do primeiro resultado.
O Positivo e o Negativo!
A importância do resultado e a angustia da espera.
A esperança de ouvir a resposta “É negativo”, fez passar momentos de verdadeiro suplicio à minha amiga Maria. Passou-se um Mês de espera, de angustia, de incógnita. A dúvida instalava-se a cada momento.
A resposta veio finalmente. O tão desejado “negativo” tinha chegado! As lágrimas correram livremente pelo rosto da minha amiga.
Que alívio!
Como se de um prémio de lotaria se tratasse e tivesse calhado à minha amiga o 1º prémio. O abraço apertado de amizade e solidariedade que trocámos naquele momento, o ar de alívio que o rosto da minha amiga expressava, as lágrimas deslizavam livremente mas desta vez de felicidade, são momentos que nunca esquecerei.
Maria é uma mulher franzina, mas sagaz e expedita, vai seguir na vida com mais atenção a todos os pequenos avisos que o seu corpo lhe enviar.
A Beatriz, outra grande amiga minha, não teve a mesma sorte, a resposta do “Positivo” ainda martela dentro das nossas cabeças. O desespero, a esperança, a desilusão, o sofrimento, o medo, tudo se recebe de uma rajada só, sem se entender bem o porquê.
Pelo mesmo pesadelo passou outra minha amiga, a Paula, irmã da Maria e a Teresa. Umas estão curadas outras continuam a lutar todos os dias.
O tratamento prolongado, a radioterapia, a quimioterapia e as suas consequências, a destruições do corpo. Dos belos corpos destas mulheres, todas elas na casa dos 30 anos!
Não é possível imaginar o sofrimento que todas estas mulheres têm de ultrapassar. Toda a solidariedade é pouca para o enorme sofrimento e desilusão que todas elas têm de passar.
Hoje e todos os dias elas continuam a lutar, contra uma doença impiedosa e cruel. O cancro da mama!
Um beijo enorme para estas minhas amigas, que são grandes mulheres de coragem. Mulheres com M grande.
Ps. Por respeito a todas as minhas amigas e pelo direito que elas têm ao anonimato, os seus nomes foram substituídos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Há uma linha muito estreita entre esses dois parâmetros.
Positivo ou negativo? Parece apenas a diferença entre duas palavras. Sabemos que não é.
Percebemos a força de que precisam as "contempladas" com o positivo. E compreendemos a alegria do contrário.

Sejamos, e somos, solidários.