quinta-feira, 27 de março de 2008

O Teatro faz-nos falta!

Que falta que que me faz as noites de teatro na RTP! Eram noites de grande expectativa. Eram noites de magia, de sonho! Sem sair do nosso cantinho éramos visitados por grandes senhores da arte de bem representar. E que bem representavam. Eunice Munoz, Rui de Carvalho, encabeçam a minha lista de bons actores de Teatro. Uma peça notável de que não me esqueço, sobretudo pelo desempenho de Palmira Bastos que, com aquela idade, fez uma excelente representação. Sem dar pelo passar do tempo, ainda me recordo do som da bengala a bater no chão e esta frase inesquecível:
-"
Morta por dentro, mas de pé, de pé, como as árvores!"
Frase que me ficou de exemplo para os momentos mais graves da minha vida. Mas parece que ao fim de mais de 30 anos o teatro está de volta à RTP! Com a peça “O dia das Mentiras”, baseado em duas comédias de Almeida Garrett, adaptadas por Rui Mendes, com encenação de Fernando Gomes, que sobe ao palco do Teatro Trindade e entra pela casa dos portugueses à hora das telenovelas.
Será? Com que regularidade? Em que horário? Será que vai passar às 6 da tarde como passa a novela Vila Faia? Quando nos dão alguma coisa de que gostamos, dão tão pouco e de tão má vontade que desconfiamos sempre um bocadinho. Bom, mas não vou falar antes de tempo e fico à espera que o Teatro volte em força e com muitas peças. Artistas bons nós temos de certeza e com vontade de trabalhar, também. Ficamos à espera.
E Viva o Teatro, o Teatro Português e os nossos actores!

9 comentários:

Anónimo disse...

Pelo que sei, julgo que tens motivos para ter esperança.

Já agora, aproveito para saudar a reabertura do Teatro Villaret, em Lisboa.

Raul Solnado merece.

Anónimo disse...

Olá Franky,

Passei por aqui para te deixar um grande beijinho, muito especial.

Outro grande tb ao Observador.

Mafy

Franky disse...

Eu tenho sempre esperança. Essa é a última a morrer.
Raul Solnado, que saudades. Há Petróleo no Beato, lembras-te?
Bom Domingo

Franky disse...

Vim cá receber o teu beijinho Mafy.
Tudo bem contigo?

Grande beijinho para ti também.

Elvira Carvalho disse...

Também lembro essa frase e a altivez da grande Palmira Bastos que enchia um palco.
Boa semana.
Um abraço

Anónimo disse...

Por onde anda a D. Franky?

Elvira Carvalho disse...

Passei para deixar um abraço.
Boa semana

Jon disse...

Que ausência é esta, D. Franky? Hein?

Vá...vamos lá a dar notícias! ;)
Beijinhos

Elvira Carvalho disse...

Sem tempo para mais, deixo um abraço, e uma chamada de atenção para o dia 24 de Abril.
Uma boa semana