quinta-feira, 6 de março de 2008

Sorriso precisa-se!


Creio que foi o sorriso,
O sorriso foi quem abriu a porta.
Era um sorriso com muita luz
lá dentro, apetecia
entrar nele, tirar a roupa, ficar
nu dentro daquele sorriso.
Correr, navegar, morrer naquele sorriso.
Eugênio de Andrade

Dedico este Post à Ministra da Educação!
Não vou falar do seu trabalho como Ministra da Educação, deixo isso para os seus contestatários e opositores.
A senhora não sorri e isso preocupa-me. Nem um esgar se vislumbra naquele rosto! A Ministra tem um rosto carregado, triste, responsável, taciturno, que nos deixa preocupados, apreensivos.
O seu discurso é carregado de palavras sérias, duras, amargas, o que nos deixa preocupados e tristes também.
O seu rosto é triste e fechado, carrega com ela toda a responsabilidade do mundo e o comprometimento de querer fazer o melhor.
Sorrir não é fácil, não pensem que é só fazer um trejeito com os lábio e já está, não, o sorriso tem de vir de dentro, do profundo da alma. As pessoas crescem, estudam, formam-se tornam-se adultas, transformam-se pela vida fora em gente responsável e idónea mas pelo caminho esqueceram-se de sorrir! Perderam esta capacidade algures, talvez quando eram crianças, onde o sorriso era livre e sem
comprometimento. E o sorriso é comunicação!
Se a Ministra da Educação Maria de Lourdes Rodrigues, tivesse um sorriso sincero alegre e jovial, com certeza seria muito mais compreendida pelos outros.

Antoine de Saint-Exupéry diz: "No momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa, e a resposta do seu sorriso quer dizer que nós também somos pessoa para ele".

Maria Fernanda Barroca diz: “O sorriso pode ser um grande auxiliar na educação. Não o sorriso que pactua com a asneira, mas o sorriso que acompanha uma repreensão justa e que mostra ao visado que, apesar da dureza e firmeza da repreensão, há amizade e compreensão”.

“O sorriso é silencioso como chuva mansa que cai e fertiliza a terra ou como brisa suave que acaricia e refresca o rosto. O sorriso desvenda delicadamente o interior de quem sorri”.


Sorria Sr. Ministra, e vai ver que as coisas lhe vão correr muito melhor!




2 comentários:

Jon disse...

Na verdade, não sei se o problema dela está no sorriso. Pessoalmente acho que é um problema de visão. Mas não é só dela! ;)
Beijinhos Franky!

Franky disse...

Olá João

Está! Acredita que "também" está!
Mas, e desculpa a minha ignorância, eu não sabia que ela era independente, ontem durante a entrevista da Judite de Sousa é que soube, aí muda tudo! Os independentes sempre foram muito imprevisíveis!
Beijinhos