sábado, 22 de março de 2008

Páscoa Feliz!


Hoje é sábado, véspera de Domingo de Páscoa! Continuamos em período de luto, de reflexão, de recolhimento pela morte de Jesus! Está um dia triste e cinzento. Lá fora chove e faz frio. Está uma primavera envergonhada.
Porém, quando eu era criança, Jesus já tinha ressuscitado! Durante muitos anos, sempre se ouviram o repicar dos sinos das Igrejas por volta das 10 da manhã. Era Sábado de Aleluia! Anunciavam o renascimento de Jesus! Depois, reconhecendo o erro, a igreja Católica passou a celebrar a Ressurreição, com ofícios religiosos, a partir das 0 horas de domingo.
Com esta alteração, o tocar dos sinos tão característico na minha infância acabou por se perder. Ainda me lembro da correria que a criançada fazia, para chegar à praça principal da aldeia de Safara, onde se erguia a enorme igreja com os sinos da torre a tocarem sem cessar, logo pela manhã.
Eu e a minha irmã vestíamos os melhores vestidos feitos pela minha mãe para aquela ocasião, a mim, a minha mãe insistia em me colocar um laçarote nos cabelos que de tão lisos e finos, não ficava lá mais que uns minutos. Era para eu ficar mais bonita, dizia ela!
Entravamos na Igreja e eu ficava parada a olhar para aquele Cristo, antes coberto de panos roxos, o que sempre me fazia uma enorme confusão para a minha imaginação de criança, e agora a olhar para mim, com um ar tão sofrível, tão magoado, tão triste. Eu sentia culpa, nem sei bem de quê, e ficava triste também, como se eu fosse a culpada de todos os pecados do mundo!
Mas era hora de festa e de cantar Aleluia, e eu ia devagarinho juntar-me aos meus familiares, sem nunca deixar de olhar aquele rosto que de longe me seguía e que apesar de todo o seu sofrimento me parecia fraternal e compreensivo.
A seguir eu saía da Igreja e ia desejar Uma Páscoa Feliz a toda a gente que conhecia.
É isso que eu hoje e passado tantos anos, desejo a todos vós, os que por aqui vão passando.

4 comentários:

Anónimo disse...

Nunca fui de igrejas. Apenas aprecio a estrutura arquitectónica de algumas e gosto de lá entrar, com tudo em silêncio, dá uma sensação enorme de paz.

Quanto a histórias (há várias) não vou nisso.
Acredito que Jesus tivesse existido.
Acredito em Deus.
O resto são cantigas da rua.

Lê o meu "post" sobre a riqueza da Igreja.

Bom domingo e um beijinho

Elvira Carvalho disse...

Amiga, me desculpe pela ausência. Meus pais precisam muito de mim agora e quase não tenho tempo de vir ao pc.
Obrigada pelo carinho que me tem dispensado.
Um abraço

Anónimo disse...

Espero que tenhas podido reviver a Páscoa, a nossa Páscoa, a Páscoa de todos os safarenses, que inicia no dia em que colocam a antiga cruz no adro da igreja no início da Quaresma, que se intensifica naquela 5ªfeira em que nos cheira intensamente a rosmaninho por todos os lados, e só termina quando regressamos cada um de nós aos nsos destinos. Mas não sem levar o coração cheio daquilo que é tão nosso, sem antes levar p coração cheio de Safara.
Cumprimentos,
uma "safarenha" convicta :)

Anónimo disse...

Espero que tenhas podido reviver a Páscoa, a nossa Páscoa, a Páscoa de todos os safarenses, que inicia no dia em que colocam a antiga cruz no adro da igreja no início da Quaresma, que se intensifica naquela 5ªfeira em que nos cheira intensamente a rosmaninho por todos os lados, e só termina quando regressamos cada um de nós aos nsos destinos. Mas não sem levar o coração cheio daquilo que é tão nosso, sem antes levar p coração cheio de Safara.
Cumprimentos,
uma "safarenha" convicta :)