terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Operação Triunfo!

Ultimamente há programas na TV portuguesa que tem o poder de me tirar do sério. Independentemente do canal. Independentemente dos intervenientes nos ditos programas, alguns deles apresentados com profissionalismo. Mas há sempre algo que descarrila e põe em risco toda uma estrutura idealizada para o triunfo dos mesmos!

Ora por falar em triunfo, o programa com o nome de Operação Triunfo, realizado pela RTP, teria sido perfeito se tudo se tivesse passado como "TODA" a gente pensou que iria passar. Se o triunfador final fosse o Ricardo e não quem foi anunciado! Por muito boa voz que a Vânia tenha, por muito que merecesse ganhar, a VOZ do Ricardo é única.

Ricardo

Acompanhei desde o primeiro dia este programa, vi as vozes serem modeladas, cinzeladas, moldadas, ensinadas e estudadas ao mínimo pormenor por bons professores, que já tendo dado provas do seu valor profissional, nunca nos deixaram margem para dúvidas. O concorrente Ricardo, provou desde a primeira hora, que era senhor de uma belíssima voz! Depois de algum tempo a limar arestas este jovem de Alenquer deu um verdadeiro espectáculo na final deste programa no passado dia 19. Não ganhou, porque o público votou na Vânia. Mas para mim, o RICARDO é o GRANDE VENCEDOR da OT!!

14 comentários:

Jon disse...

Oi Franky!
Sou sempre espectador assíduo da OT (desde a primeira edição).
Acho realmente fantástico o trabalho que ali se faz e acima de tudo com a qualidade com que se faz.... tudo graças não só ao talento dos seleccionados mas aos excelentes professores.
Quando à decisão final desta OT3, não considerei injusta a votação final, isto é, em estilos diferentes, tanto a Vânia como o Ricardo estavam para mim em pé de igualdade. Fiquei satisfeito por ela, como teria ficado pelo Ricardo.
Seja como fôr não é pelos 1500 contos de prémio que eles serão mais ou menos bem sucedidos.
O grande prémio foi para ambos...O poderem estar naquelas aulas do início ao fim! =)

Elvira Carvalho disse...

Só vi a edição do OT1. Nunca mais vi nenhuma. Mas ao ver o vídeo adorei a voz do Ricardo. Oxalá este País lhe dê uma oportunidade de ele mostrar tudo o que vale.
Um abraço

Franky disse...

Olá Jotinha

Não quero dizer que com este tópico que não tenha gostado da Vânea, ela tem uma voz espectacular, mas para mim o Ricardo é superior.
Mas olha que o dinheirito dá muito jeito, Jotinha!
Beijinhos

Franky disse...

Olá Elvira

Como já respondi ao Jotinha é assim, a concorrente que ganhou a OT3 é sem dúvida possuidora de uma belíssima voz e vai fazer carreira sem dúvida alguma, assim as discográficas e afins o queiram. Para mim desde a primeira hora, a voz do Ricardo é sem dúvida nenhuma, superior, nunca foi nomeado pelos professores e esteve sempre certinho, afinadinho!
Se os dois tiverem ajuda a partir de agora têm hipóteses de ter um futuro promissor. Boas vozes já eles têm.
Um beijo

Anónimo disse...

A única OT que vi foi esta.
Por isso, o meu comentário é sobre esta. Apenas.

Concurso é concurso e fica quase tudo dito.
Mas vale a pena ir mais além.
Dos elementos destacados pelo "casting" inicial, desde cedo começaram a distinguir-se algumas vozes.

O júri, normalmente através do José da Ponte, sempre disse, e com a enorme lucidez que se lhe reconhece, que seria o somatório das várias actuações a determinar o vencedor.

Chegando à final verificámos, sem dificuldade, estarmos em presença das três melhores presenças.
Vânia, Nuno e Ricardo.
Grandes vozes, boa presença em palco.
Os meus favoritos passaram a dois: Ricardo e Nuno.
Sem que isto tenha algo contra o "furacão da Madeira".

Na final, todos cantaram muito bem mas nem todos encantaram.
Quando a Sílvia abre o primeiro envelope e anuncia o Nuno como 3º classificado, percebi logo que íamos ter algo estranho.
Novo envelope. O que anunciava o(a) vencedor(a).
Sílvia abre-o e ficou registado - eu reparei - um franzir de sobrancelhas - como a não acreditar o que se seguia.

Ricardo é, apesar de tudo, um senhor. Possuidor de uma voz pouco comum (recordo, entre outras, a sua "perfomance" no tema Barcelona.

Não deve ser dado ao público o que o público não sabe fazer.
A Madeira "foi comprada" e eis o resultado.
Não custa nada passar a mensagem e telefonar.
Isto descredibiliza a OT. Por muito bom que seja o programa. Que é. Do melhor que se faz no nosso País.

Já me alonguei. Desculpem.
Coisas que saíram daqui, de onde as palavras são coordenadas.

Beijinhos, Franky

Franky disse...

Olá Observador

Normalmente o meu marido não vê este género de programa. Mantêm-se entre os filmes, as séries, e programa do canal dois. Desta vez e por minha influência, ele começou a ver a OT, e não perdia um programa, chegada à hora marcada, nas noites de sábado lá estávamos nós os dois, a ver o evoluir dos concorrentes, o conhecimento dos professores e as bocas por vezes descabidas do júri. Como ele tem, ao contrário de mim, bom ouvido para a música, foi fazendo a sua apreciação.
Desde as primeiras audições o Ricardo passou a ser, para nós, o melhor concorrente. A Vânia em segundo e o terceiro o Luís!
Depois, as várias apreciações do júri, foi fortalecendo a nossa opinião. Quando, e para não me alongar, o nome do vencedor foi anunciado, o meu marido levantou-se num repente e disse, "Nunca mais vejo estes programas"!"É sempre a mesma coisa, ganha quem eles querem e não o melhor”!
Quem entrega ao grande público, leigo na matéria, mas com outros interesses a decisão de um concurso, está sujeito a ficar sem audiências.
Tentei fazer uma pequenina sondagem sobre este assunto, e às pessoas que perguntei, cerca de 15, nenhuma viu a OT!! Espantados? Eu não!

Anónimo disse...

Olá Amiga,

Desculpa não ter dito nada durante estes tempos...mas não está fácil.

Mas vamos ao que interessa.
A OT .....ai a OT. Música...tá tudo dito.
Sou espectadora assidua desde a 1ªEdição, mas esta foi diferente e justamente pela presença dessa voz que me marcou desde o inicio, essa presença que fez tudo ficar diferente.
O Ricardo é e foi sem dúvida o verdadeiro vencedor desta Operação Triunfo.

E que bem que ele cantou a "Unchained Mellody" dos Righteous Brothers ....fogoooo, até arrepiou.

-> "http://www.youtube.com/watch?v=JkwSUwF9FBg"
Grande actuação

E confesso, fiquei triste por ter acabado. Fica sempre uma nostalgia :(

Franky, minha amiga, um beijo enorme do tamanho do mundo para ti.

Mafy

Anónimo disse...

Franky
Quem diz que nunca viu a OT parece-se com aquela gente que não votou em determinado partido no poder, mas reclama da sua postura.

Posso dizer-te que a OT teve o maior "share", mesmo que as outras que dizer ser uma espécie de TV, apresentassem sub produtos de inenarrável qualidade.

Voltando à OT, fica descansada que nunca perderá audiência. Assim mantenha o formato, a produção enfim, o espectáculo.

E no que diz respeito às "bocas" por vezes descabidas do júri, elas não foram tantas assim e, na maioria, resultaram.
Que o digam os concorrentes.

Anónimo disse...

E os Sábados são agora mais vazios ...

Tenho saudades :(

Franky disse...

Olá Mafy

Espero que estejas a conseguir superar os teus problemas amiga. A vida por vezes é como as flores, quanto mais bela é a rosa mais espinhos ela têm e somos nós que os temos de os ir retirando, pois de contrário estamos sujeitos a magoar-nos. Um beijinho muito especial para ti.
Em relação à OT já senti essa nostalgia hoje. Os bons programas televisivos são muito poucos e este deixa sempre muita saudade.
Beijinhos

Franky disse...

Olá Observador

Desculpa discordar de ti neste assunto, amigo. Existe imensa gente que não vê estes programas, nem este nem outros do género, programas com qualidade, com um certo valor cultural, passa ao largo da grande maioria do povo Português! A maioria vê as novelas que inundam os nossos 4 canais de televisão e vão ficando por lá sempre na esperança que os bons, que são muito burros, vençam os maus, que para além de serem maus, são sempre muitos espertos e vencem sempre em todos os episódios até ao último. Aí, a mocinha que é pobre mas linda, de repente dá-lhe um rasgo de inteligência vê todo o mal que lhe fizeram, vinga-se e casa com o bonito rapaz que é riquíssimo. Achas que alguém com juízo pode perder uma coisa destas? Ah! Para não falar de outros programas que para além da cantoria sem grande valor, pelo menos em meu entender, "temos" de acompanhar as vidas privada de cada concorrente, até na hora do parto de um familiar de um deles, (até à porta da sala de partos) como foi o caso de um concurso de outro canal de TV português. Isso sim é interessante, isso sim tem audiência. Isto sim é cultura! (Entenda-se o meu tom irónico).
O problema e voltando à “vaca fria” aqui na OT é a votação por SMS. Votam mais as meninas, aquelas que disparam como rajadas de metralhadora os seus polegares. (que inveja!)E votam em quem? Nos meninos bonitos, nos jovens da idade delas, caso do Nuno que foi sempre ou quase sempre o favorito do público. Isto durante o concurso e com a ajuda da sabedoria do júri os bons cantores vão-se mantendo. A Final nunca deveria estar sujeito a critérios vários e somente à escolha de profissionais. Isto se queremos concursos a sério, claro.
Beijinhos
E as tuas melhoras

Anónimo disse...

E não foi essa a minha opinião, Franky?
Ora lê bem.

Franky disse...

Observador, foi, sem dúvida que foi. Mas o que eu me referia era ao "share"! O que eu li colocava a RTP Canal 1 na noite do espectáculo da OT3 em último lugar! Mas isto também depende das leituras que cada canal faz e dos interesses adjacentes.
Bom resto de Domingo aí para casa.
Beijinho

Anónimo disse...

Os "shares" também se compram, Franky.

Um beijinho e um "share" ...
(sorriso)