segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

O Alentejo já é uma realidade!


Voltar para o Alentejo sempre foi um sonho acalentado por mim durante toda a minha vida.
Voltar a sentir os cheiros do Alentejo! O cheiro a estevas espalhadas pelos campos ao calor de um Verão tórrido ou a queimarem no lume, aquecendo as casas caiadas de branco, em dias frios de Inverno. O cheiro a chuva! Tão característico da terra molhada. Voltar a sentir o calor das tardes estivais, ver os bandos de pássaros esvoaçando em direcção ao Sul, sob um céu azul sem fim, sobre uma planície dourada de searas ondulantes ao sabor do vento. Das vozes dos homens cantando canções dolentes, melodias de solidão elevadas ao mais alto do seu sentir. Saudades das cores destas terras do Sul, onde o ocre se mistura com o castanho e o amarelo, o azul e o verde, e o vermelho cor de sangue. O Alentejo é um Outono de cores, na paleta de um pintor. Voltar a ouvir o
chilrear dos pardais a anunciar as madrugadas.
E eis que de repente me vejo de regresso ao "meu" Alentejo.
Matar saudades da terra que me viu nascer e crescer. Como se de lá nunca tivesse saído e estivesse o meu regresso anunciado.
A esperança que tudo de certo e ao mesmo tempo o medo da mudança. A ansiedade. E a saudade de tudo o que vou deixar para trás! Ah a saudade! Como este nosso povo sofre deste mal. As saudades que eu já começo a sentir de quem deixo para trás. De quem eu amo e não pode ir comigo. Pudera eu e teria todos a quem amo sempre perto de mim.
Mas estava na hora das grandes decisões e eu tive de as tomar e lá vou eu se Deus quiser, de rumo ao Sul.

9 comentários:

Elvira Carvalho disse...

E que seja muito feliz. Saudades sempre temos. Eu tenho imensas saudades, de África. E o meu sonho maior é o de lá voltar antes de morrer. Voltar a ver aqueles lugares, aqueles entardeceres mágicos. Enfim, sonhos...
Um abraço

Luis Eme disse...

Que o Sul te abrace e receba como mereces...

abraço

Delfim Peixoto disse...

Vais para uma boa terra e para junto de boa gente... as saudades podes podes sempre matá-las voltando de vez em quando, não?

Franky disse...

Olá Elvira

Sonhos que como o meu se podem realizar um dia.
"Sempre que o homem sonho, o mundo pula e avança..."
Quem sabe, amiga, quem sabe!!
Beijinho

Franky disse...

Olá Luís


O Oeste recebeu-me muito bem, há uns anos atrás, gente boa e amiga que levo no coração.
Agora, o futuro a Deus pertence.
Obrigada Luís
Um abraço

Franky disse...

Olá delfimpeixoto

O Sul é lindo! E como eu amo aquela terra.
Claro que vou voltar ao Oeste sempre que possa e visitar os amigos e familiares que aqui vou deixar. E a porta da minha casa estará sempre aberta para os receber.
Saudades?
" Quem inventou a distância, não sabia quanto doí uma saudade!"
Obrigada pela visita!
Um abraço

O Profeta disse...

Inventei uma cidade colorida
Pintei um lago ao pé da tua porta
Coroei-te com diadema de sal
Lancei à sorte esta folha já morta


Boa semana



Doce beijo

Franky disse...

Olá Profeta

Nasci em terras do Sul
Amei em terras de vento
Cruzei tempestades em mar revolto
Plantei cardos, colhi flores
Fui eu, crescendo em mim

Obrigada pela visita

Jon disse...

Ena Franky!!!!
Não sabia mas fico muito contente. :)
E olha...quem sabe, apesar de estares um pouco mais longe, não nos encontraremos mais vezes! :D
Era bom! :D
Depois tens de me contar tudo isso melhor! ;)
Beijinhos e tudo a correr muiiiito bem!