segunda-feira, 1 de outubro de 2007

A minha mãe!


A minha mãe

As pernas vacilam, os braços estendem-se no vazio à procura de apoio. Em volta nada de novo, somente a escuridão como companhia. Depois, o corpo a cair! A dor e o desespero.

- São os últimos dias da minha vida! - disse-me ela mal me sentiu, por entre lágrimas de dor e de angústia. Estava deitada na maca do hospital para onde a levaram. Ali a fui encontrar no meio do seu desespero. Pequenina, franzina, acabada.
Os exames, o diagnóstico e o internamento. Tinha a bacia partida em dois sítios, teria de ser operada com urgência.
A cama de um hospital, o silêncio e a solidão. A espera.
As lágrimas correm-lhe pelo rosto crivado de rugas. Não compreende porque tem de estar longe da sua casa, entre estranhos. Não vê, não ouve, não se pode mexer.
- É o meu fim! - repete-nos incessantemente. Nós sabemos que sim.
Inclino-me sobre a cama, onde permanece imóvel, afago-lhe o rosto. Penteio-lhe os cabelos brancos. Choro com ela. Desespero com ela. Não compreende! Também não compreendo. Revolta-se. Eu revolto-me.
A cada dia que passa o seu estado degrada-se mais e mais, só as lágrimas e a dor que não consegue calar. Os silêncios vão sendo cada vez maiores, já não faz perguntas, as memórias ficam escondidas. A voz cala-se no silêncio das palavras. Já não há sorrisos no seu rosto tão velhinho. Só sofrimento.
Quem me dera estar ali no lugar dela!
Porquê tanto sofrimento, tanta dor? Têm a "partida" de minha mãe de ser assim? Não compreendo. Ela também não!
Não é a "partida" da minha mãe que mais me doí, mas sim este sofrimento, esta dor, esta espera. Que palavras lhe podemos dizer para amainar o seu sofrimento?
Eu só lhe quero dizer que a cada dia que passa a amo mais!

22 comentários:

Anónimo disse...

Franky
Estou com ela, contigo, contra o sofrimento.
E não sei o que dizer mais.
Desejo-vos muita força.

Beijinho

Elvira Carvalho disse...

Também não sei que dizer. Que Deus ajude as duas.
Um abraço

Franky disse...

Obrigada Repórter, o estar connosco neste momento, já é muito bom.
Até que as forças não nos abandonem.
Um beijinho

Franky disse...

Elvira, que mais se pode dizer a quem tem 92 anos e está a sofrer desta maneira? Que Deus a ajude.
Bjs

Luis Eme disse...

Acho que ninguém compreende, Franky...

Este mundo está longe de ser uma coisa justa e compreensível...

Abraço forte

Franky disse...

Deveríamos ter um interruptor que podêssemos desligar quando essa hora chegasse, sem dramas, sem hipocrisias. Mas tudo isso é muito discutível.
Beijinho Luís

Alexan disse...

A tua nai, ten sorte de ter unha filla coma ti. Que mostra de amor cando pides estar ali no lugar dela.
Debera ser legal a Eutanasia, para aquelas persoas que sofren sen ter futuro.
Moita sorte as duas.
Unha aperta

Elvira Carvalho disse...

Franky: passei só para deixar um abraço.

Franky disse...

Concordo contigo Apátrida, deveríamos ser nós a escolher a forma como temos de encarar as incapacidades e deficiências próprias da velhice.
Viver é um direito, mas um direito também é a qualidade de vida com que temos de percorrer os nossos últimos dias.
Assegurar a velhice com qualidade, segurança, alegria, proporcionando ao idoso momentos felizes, de paz e tranquilidade, deveria ser um direito de todos nós. Não permitindo que essa caminhada final seja um rosário de penas. Que o sorriso nunca desapareça do rosto daqueles que não tendo culpa se vêm desprovidos de qualquer qualidade de vida.
É assim que eu encaro a nossa breve passagem por este mundo que não sendo perfeito é o único que temos, e por isso mesmo deveríamos ser nós a dourá-lo.
Obrigada pela tua visita.
E um abraço para o Afeganistão.

Franky disse...

Obrigada Elvira.
Ela já foi operada, ainda está no recobro, temos de esperar. Que Deus a ajude.
Beijinho

Elvira Carvalho disse...

Passei para saber notícias e deixar um abraço.

Elvira Carvalho disse...

Passei.
Um abraço

Franky disse...

Olá Elvira
A minha mãe é daquelas pessoas que nos surpreendem pela positiva, pela sua determinação e força de vontade. É uma força viva de energia, só mesmo própria de gente de outros tempos. Está a recuperar muito bem, nem parece que passou por todo aquele sofrimento. O sorriso voltou ao seu rosto e ontem já dê-mos umas boas gargalhadas com os disparates que ambos dissemos. Outras batalhas a esperam de novo.
Obrigada, amiga.

guincho azul disse...

Um grande beijinho a ti e à tua mãe, Franky!
Que a recuperação seja rápida e que tudo volte ao normal dentro do possível. Força!

Anónimo disse...

Franky
Detive-me durante alguns instantes "frente" à pintura que mostra uma senhora linda, terna, cheia de força.
Só depois é que li o que escreveste sobre as melhoras dela.
Estás enganada, Franky. Ela de pequena não tem nada. É uma grande mulher. E vai provar-vos isso, dentro de algum tempo.
Sorriam.

Bj

Elvira Carvalho disse...

Fico feliz Franky. Agora já posso dizer isto sem parecer que estava a falar por falar. O ano passado, a minha mãe esteve 2 meses incosciente no hospital do Barreiro, com uma pneumonia, seguida de infecção cardiorespiratória.Um dia chegámos para a ver e o médico disse que nos despedissemos dela porque estava por horas, não acreditava que chegasse ao dia seguinte. Viemos embora e não dormimos á espera do telefonema. No outro dia chegámos lá á hora da visita e fomos recebidos por ela falando como se tivesse entrado de véspera no hospital, pois não tinha noção nenhuma do tempo que esteve inconsciente. Ainda ficou mais 15 dias no hospital, mas graças a deus está bem. Claro na medida do possível porque é paraplégica.
Fico mesmo feliz que ela esteja a melhorar. Pelo que lhe contei deve perceber porque ia passando.
Continuação das melhoras e um abraço

Franky disse...

Elvira não tem de se explicar pelas suas passagens aqui pelo café. É um prazer tê-la cá.
A sua história é em todo parecida com a minha. A minha mãe está a recuperar bem, apesar de que ontem a encontrei mais murchinha, mais calada, mais pensativa. Mesmo não vendo e ter dificuldades em ouvir, pressente tudo à sua volta e apanha todas as conversas. O futuro a Deus pertence e infelizmente quando chegamos a esta idade é só Ele quem manda.
Obrigada Elvira de coração, e espero que a sua mãe continue a passar bem, apesar da dificuldade de movimentação.
Um beijinho

Franky disse...

Beijinho grande para o guincho azul! Ai que saudades do Guincho (praia), esteja ele azul ou não. O azul do mar e do céu ali, naquele local, são uma imensidão. Era raro o fim de semana que os meus passeios de Domingo não acabavam para esses lados. Outros tempos, outras paragens! A saudade imensa fica. Obrigada pela visita e pelas melhoras.
beijinho

Franky disse...

Obrigada repórter pelas tuas sábias palavras. Ontem quando a encontrei um pouco mais em baixo, com dores e tristonha, lembrei-me delas e ajudaram-me a reencontrar forças.
Um beijão

Elvira Carvalho disse...

Continuação de recuperação. Um abraço

Elvira Carvalho disse...

Passando para desejar uma boa semana. Uma semana de franca recuperação para a sua mãe.
Um abraço

Franky disse...

Obrigada Elvira.
Vou daqui a pouco visitá-la. É nestas alturas que noto que estou tão longe de Lisboa!
Beijinho