quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Recado para uma amiga!


Por falar em amigos, e porque não quero e não posso esquecer, nem confundir as verdadeiras amizades, há amigos e amizades muito especiais que nos enchem a alma de felicidade. Amigos de mão cheia, amigos de coração, esses são tão raros que não os devemos esquecer nunca.

Amigos verdadeiros, nas horas boas e más, em que riem e choram connosco.

Como diz o inicio de uma canção do José Cid – “Era eu uma criança” e já esta amiguinha fazia parte da nossa família e nós da dela. Com o passar do tempo e com o envelhecimento da minha mãe esta amizade foi-se solidificando, engrandecendo e fortificando. Esta amiga tão especial foi sempre ajudando a minha mãe em tudo que ela precisava, estava sempre pronta para lhe fazer companhia nas horas de solidão, fazia coro connosco para ouvir as tais histórias que a minha mãe tão bem contava. Riamos juntas com as graças que a minha mãe dizia! Nos momentos de grande aflição era a ela que a minha mãe recorria. Era assim como mais uma filha e para mim uma irmã.

No dia em que a minha mãe partiu e logo que eu lhe comuniquei nunca mais me deixou, esteve sempre ao meu lado, ajudando-me em tudo o que eu precisei, até ao último momento esteve ali comigo. Esta amiguinha é alguém muito especial para mim, de coração enorme, generosa e com o sentido certo das coisas, uma verdadeira amiga. Não posso esquecer todo o apoio que me deu nesses dias e o quanto lhe devo, por ser quem é e por ter sido tão amiga da minha mãe.

Francisquinha, é para ti o meu agradecimento de coração, que Deus te dê em dobro aquilo que tu mereces, obrigada por mim e por ela. Bem hajas!

21 comentários:

Anónimo disse...

Esse é o tal tipo de amizades que se escrevem com letra grande.
Sem cinismo, sem interesse.
Ou melhor, com o único interesse de ajudar, de amparar, de dar o ombro.

Sabes, Franky, como sou radical nas coisas que digo e que nunca o faço por portas e travessas.

Embora o teu blogue nunca fosse de grandes visitas ou, pelo menos, comentários, o que aconteceu a quem decidiste colocar no lado esquerdo do mesmo (blogue)?

Eclipsaram-se? Andam distraídos?
Ou esperam pelo dia 25 para te mostrarem a solidariedade consumista?
Ou, quem sabe, aguardam pelo dia 31 para te desejar um bom ano?

Que me desculpe se alguém não está nesta lista de desilusões mas só enfia o barrete quem tiver a medida exacta.

Franky disse...

Não sei responder à tua pergunta amigo. Não sou pessoa que alinhe muito em grupos, fazer só porque os outros fazem, ou mandam fazer. Entrar em celebrações disto e daquilo. Galardoar só porque o mandam fazer. Elogiar de barato ou porque fica bem, mesmo que não o sinta. É politicamente correcto, dizem. Mas eu não sou politicamente correcta. O que eu digo, o que eu elogio, o que eu critico é o que eu sinto, não o que me mandam fazer.
Muitos blog onde eu ia e lia com muito gosto, com muito prazer, porque aprendia imenso, com a sua sabedoria e arte em dizer palavras, por vezes sem deixar o meu comentários outras deixando simples frases sinceras, fecharam as portas ao "grande público" e logo a mim também, escrevem só para os amigos, os deles, sem avisar que estávamos a mais. Isso desiludiu-me muito na blogosfera. Há também os blogs que são verdadeiras montras de vaidades, onde eu não escrevo e evito ir.
Deixei de ler outros blogs que nada me dizem nem aprendo nada com eles.
Outros porém, os que vês ali, ao lado esquerdo o seu nome, são as minhas referências, nunca visitaram o meu blog nem sabem que ele existe, mas eu gosto de os ler, porque aprendo muito com eles. Outros são blogs de solidariedade, de partilha, de inter ajuda, de conhecimentos.
Depois também temos de ver que a culpa também é minha, o meu blog deixou de ter interesse para os outros, porque se tornou chato, não diz mal de ninguém, não conta anedotas, nem relata acontecimentos, políticos ou sociais. Eu ando sem pachorra e sem interesses e isso reflecte-se. Todos os dias digo que hoje é o último dia que aqui escrevo, mas depois, de noite, quando estou acompanhada pelas duas minhas Marias, a Maria Solidão e a Maria Insónia, começo a escrever de cabeça para depois passar a limpo e colocar aqui, umas vezes é o que faço outras nem por isso.
Tu és quase o meu único leitor e sinto-me muito honrada com isso. Agradeço a companhia e solidariedade mesmo escrevendo tão pouco no teu, ultimamente.
Beijinho grande

Anónimo disse...

Franky
Se o meu blogue tivesse apenas um leitor,ou uma leitora, tudo faria para o manter vivo.
É o que vais fazer.
Não tarda, vão aparecer os tais amigos que por isto ou por aquilo andam sem tempo, atarefados com as compras e a olhar para o lado.
Há excepções e essas excepções reconhecem se estas palavras lhes são dirigidas. Ou não.

Beijinho

Elvira Carvalho disse...

Amiga eu também sou leitora atenta, embora últimamente com a doença da minha mãe tenha tido pouco tempo para visitas. Inclusivamente quando soube da sua mãe, já havia dias que ela tinha partido.
Ter uma amiga assim é uma benção de Deus. Eu tinha uma amiga assim. Infelizmente um desastre estúpido acabou com essa amizade.
Franky desejo sinceramente que Deus a ajude a minimizar a dor que sente neste momento e lhe ajude a encarar a vida com esperança, porque tem filhos e um dia terá netos e embora nunca esquecendo, verá a vida renovar-se.
Um abraço e um Natal o melhor possível.

Divinius disse...

ESCUTA O SOM MAIS PURO DA TUA VOZ....

Boas festas:)

Jon disse...

Permitam-me um pequeno "parêntesis"...
Não sei se confundiria comentários num blog, com a amizade que possamos sentir por quem escreve, por quem visita mais, por quem visita menos... acho simplesmente que são coisas distintas.
Da minha parte Francisca, penso que sabes com o que podes contar, mesmo que eu não escreva, mesmo que eu não esteja por perto.
Beijinhos

Franky disse...

Olá Elvira
Fico sempre tão agradecida com as suas palavras, porque vêm sempre no momento certo.
Espero que a sua mãe continue a recuperar. Um beijinho grande para ela.
Sempre gostei desta frase que se refere à amizade.
"As pessoas entram na nossa vida por acaso; mas não é por acaso que elas permanecem"!!
Um beijinho

Franky disse...

Olá netmito
Boas Festas para si também.
Grata pela sua visita.

Franky disse...

Jotinha, tu sabes que és uma excepção à regra, e que és um amigo de quem eu gosto muito.
Mas eu aprendi uma coisa na vida, para certas amizades o que importa é o dinheiro, se não o tens ou passas por algumas dificuldades na vida, elas, as amizades, evaporam-se. Afastam-se devagarinho, sem tu dares por isso. Se não podes participar em festas, em encontros ou eventos, o que acontece? As pessoas vão desaparecendo, eclipsam-se, ficas só. Só com o teu infortúnio. Depois, com a idade, também aprendi que há outra condicionante para as amizades prevalecerem, se estás em baixo moralmente, se estás triste, se não te apetece sair ou conviver, esses tais amigos desaparecem também. Porque estamos uns chatos, tornámo-nos aborrecidos, maçamos os outros com os nossos problemas, as nossas conversas tristes, os nossos desabafos e as pessoas não querem saber deles para nada. Já lhes chega os problemas delas.
Conclusão, amigo João, o que precisamos na vida para sermos felizes não é de muitos amigos, precisamos sim, de dinheiro, saúde, boa disposição e amigos verdadeiros. Uma receita infalível.
Beijinhos

Jon disse...

Oi Francisca!
Para mim, numa Amizade (no verdadeiro sentido da palavra e tal como eu a entendo), não existe o factor dinheiro, não existe o aspecto físico, a marca da roupa, a casa onde vive, o carro que tem..Existem sim sentimentos, valores, afectos, cumplicidades, afinidades.....existem pessoas.
Como sabes, tenho 26 anos mas não tenho muitos amigos. Tenho poucos, mas de muita qualidade, porque é por isso mesmo que os prezo, admiro e me orgulho pelo facto de fazerem parte da minha vida.
E mesmo que não os veja todos os dias, mesmo que não leia mensagens, mesmo que estejamos semanas, meses ou até mesmo anos sem nos vermos, eu sei que numa ou noutra altura eles estão sempre lá.
Para ti, mais um beijinho.

Anónimo disse...

Se me é permitido, apoio incondicionalmente a opinião do jcachorro.

Um abraço para ele que tão bem vê estas coisas e mais um b'jinho para a Mafy.

Boa consoada.

Franky disse...

Olá Jotinha
Eu sei que tu és essa pessoa linda que acabas-te de descrever. É assim que eu te vejo e por isso que te admiro. Amigos como tu há muito poucos.
Beijinhos

Franky disse...

Eu sabia que tu estavas de acordo com o Jotinha. Eu sabia! Outro amigo assim como tu também não há muitos
Olha, os beijinhos são para a Mafy ou para mim? Ou para as duas?
Beijokas

Jon disse...

Obrigado repórter.
Obrigado Francisca.
Aproveito para desejar a vocês e aos restantes leitores deste blog um Muito Feliz Natal!
Grande abraço para todos!

Anónimo disse...

Bolas...
Esqueci-me da Mafy!!!!!!!!
E ela não merece.
Mafyzita, toma lá muitas beijocas.
E desculpa cá o eu, desculpas?

Chuacccccccccccccsssssssssssssss

Anónimo disse...

Franky,

Amiga,

Sabes bem o valor que tens para mim e não preciso de o estar aqui a dizer.
Sabes o lugar que ocupas dentro do meu ser.

E embora não estando aqui assiduamente nem comentar com a regularidade que o gostava de fazer, sabes sempre como me encontrar e que estou sempre aí do teu lado.

Este ano para ti é um Natal diferente ... por isso segue um abraço exclusivo e apertado, com muitos miminhos cheios de Força, Amor e Saudades.

Bj do tamanho do mundo
Mafy

Anónimo disse...

Repórter,

Ahhh nao sei se desculpo....
Tchhhhh

Anónimo disse...

Jótinha,

E por acreditar nas verdadeiras amizades como tónico para a Alma, envio-te uma grande, grande beijoca cheia de Amizade.

Espero que esteja td bem contigo e que tenhas um Feliz Natal.

Bj mto grande(ahmmm mais outra, e já vão duas :P) eheheh

Mafy

Anónimo disse...

Francisca,

sei que tenho andado distante, não só da internet, que cada vez mais uso para trabalhar, como também de alguns amigos com quem antes falava mais e agora nem tanto, como é o teu caso. Mas sabes que nunca páro quieta. Vejo-te na net, mas estou a trabalhar e não confundo o trabalho e meto-me na conversa com os amigos, excepto só para dar um olá e perguntar se está tudo bem.
Mas, como bem sabes, a internet para mim não é o suficiente para manter amizades. Prezo muito mais um telefonema ou um encontro para um café, mesmo que nos possa agarrar uma tarde inteira, como já aconteceu.
Sabes que, apesar da distância, estou sempre disponível para falar, para ser um ombro amigo, para trocar impressões....até para te convidar a tomar um café ou um chá enquanto se mete a conversa em dia. Quantas vezes fui ao Bombarral? Sempre que lá vou, mesmo quando não é de propósito, procuro sempre telefonar-te para bebermos um café rápido...
Fiquei muito triste por saber só passados três ou quatro dias que a tua mãe tinha falecido, a sério que fiquei. Gostava de no mínimo de ter telefonado e deixado o auscultar todo por tua conta para poderes desabafar e soltar os teus lamentos. Compreendo que nesses dias a família mais próxima se esqueça de algumas pessoas ou nem tenha cabeça para andar a telefonar a toda a gente. Nestas alturas, confia-se nos amigos para passar a mensagem, mas aqui os nossos amigos também falharam, o que me entristeceu ainda mais... :(
Ainda bem que tiveste essa tua amiga do teu lado.
Por vezes, socorremos os amigos mais próximos e nem sempre sobra tempo para todos. Tenho um amigo do peito, cujo pai está numa fase terminal, e ele não se conforma, nem nós o conseguimos conformar. Aproxima-se a hora mais difícil (a separação entre um pai e um filho) e nós os amigos sem sabermos o que fazer, apenas confortá-lo nessa hora complicada.
O meu ano novo este ano vai ser diferente... O meu amigo A. não vai fazer a festa e alegrar os amigos toda a noite e os amigos por respeito ao A. também não se vão juntar. Melhores anos virão... :(

beijinhos e um ano de 2008 melhor que os anteriores. A vida tem de continuar!

Franky disse...

Olá Mafy linda!

Já lá vão muitos anos, nem sei bem quantos, que um dia nos "conhecemos" através da Internet e formamos um grupo inseparável no MSN. “Andámos por vários Fóruns, “conhecemos” gente e trocámos palavras com pessoas de muito valor que amámos de coração, outros, porem, tivemos de esquecer no mesmo instante que acabamos de conhecer. Foram noites e noites no MSN até às tantas, trocámos conhecimentos, piadas, advinhas e até poemas fizemos, lembras-te? Grandes poetas nós éramos nesses tempos, o Jotinha, e a Flávia mais tarde, também o podem confirmar. O sistema era simples, cada um dizia uma frase e no final tínhamos um poema feito, ou quiçá uma letra para um Festival da canção! E até “cantávamos” no MSN! Cada um escrevia um bocadinho de uma letra de uma canção e os outros tinham de escrever o resto ou adivinhar quem a cantava. Éramos muitos nesse tempo, chegávamos a ser uns 15 ou 16 amigo numa janela do MSN. E apostávamos em que a Mafy ainda havia de gravar um disco!
Nunca nos conhecemos pessoalmente, eu e a Mafy ou eu e o Repórter, mas isso que importa? Nestes tempos novos que correm, temos de nos adaptar às novas tecnologias e as distâncias não têm importância e eu sei que a Mafy está ali todas as noite no MSN para quando eu preciso de desabafar ou para lhe contar uma novidade. Mal tenho uma notícia ou uma novidade penso logo que te tenho de a contar à Mafy. Ela sabe também que pode contar comigo. Sempre soube. Por isso eu sou a Mãe e a avó virtual daquela família, e a minha filha a mana virtual da Mafy. Loucos? Sim, talvez. Mas loucos saudáveis.
Obrigada Mafy por seres minha amiga e uma amiga que eu adoro.

Franky disse...

Olá Flávia

O que lá vai, lá vai. É triste e é complicado perceber, mas tenta esquecer, é melhor para todos nós. Aparece para tomar-mos um cafézinhos, só nós as duas, sem interferência de terceiros, e conversarmos uma tarde inteira como já o fizemos, numa esplanada de um café, com uma trovoada enorme por cima de nós e sem podermos sair dali.
Beijinhos para ti e dá muita força ao teu amigo, ele está a precisar muito, da tua mão amiga.