segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

O meu presépio

O meu presépio deste ano!

Este ano já tinha anunciado que não faria nada para o Natal. Não me apetece andar nas comprar, não me apetece engalanar a casa. O meu filho ficou tristíssimo mas respeitou a minha dor.
Mas ontem depois de sair da missa de 7 dia da minha mãe, a minha irmã confessava-me o quanto a minha mãe adorava o Natal, as compras e enfeitar a casa. Fiquei a pensar no assunto! Hoje enquanto andava a passear a minha cadela comecei a recolher as folhas secas dos plátanos que estavam caídas pelo chão. Uma aqui outra acolá, reuni umas quantas e mais à frente quase tropecei numas pedras que devem ter ficado esquecidas de alguma obra recente. Reparei de repente que tinha ali o material reunido para fazer o "meu" Presépio.
Fui até ao sótão procurar as figuras do Presépio, as luzes e depois de ter comprado a neve artificial, pus mão à obra.
Este ano foi diferente, os meus homens estão ausentes, não tinha quem me ajudasse na parte eléctrica, mas os meus animais, os gatos e a cadela perceberam que eu precisava de ajuda e fizeram uma roda à minha volta e daquele material todo, principalmente das folhas que enchiam os seus olhos de alegria. O Félix, decidiu experimentar como seriam elas como cama e rebolou todo contente por cima delas. A Rita, fugiu com a folha mais pequenina, como troféu, toda feliz. O Sir agarrava a ponta do fio das luzes e a Tareca inspeccionava se todas elas funcionavam. A Zetta saltitava, ladrando zangada contra tanta desobediência! Chegada a hora de colocar a neve todos fugiram para fora da sala, pois o som da lata não era um som lá muito do seu agrado! Ficaram a espreitar da porta sem perceber porque é que de repente tudo se transformava em brancura.
O menino Jesus chegou dentro de uma manjedoura, vinha acompanhado de sua mãe Maria e de José, da vaquinha e do burro. Foram colocados delicadamente dentro da gruta. O Anjo desceu a anunciar a nova. As luzes e as velas acenderam-se. O Presépio estava pronto.
Os meus animais vieram adorar o menino.
E depois de tantas emoções, adormeceram no quentinho do aquecedor.
E o dia hoje custou muito menos a passar

6 comentários:

Anónimo disse...

Minha querida Amiga
Acabas de dar um pequeno exemplo do muito que és capaz de fazer.
Comentei no "post" antes de ler este.
Parecia eu que estava a adivinhar.
Adivinhar? Nada disso! Apenas a constatar das tuas reais capacidades.

E não é que me deparo com o mais bonito presépio que jamais vi?!?!

Em frente, Franky.

Um beijinho e ... uma festinha para a bicharada que te adora.

Jon disse...

Oi Franky!

Está lindíssimo e muito original o teu presépio.
Gostei de te ler assim!
Um grande beijinho.

Franky disse...

Obrigada!
Um beijo enorme para os dois!

Elvira Carvalho disse...

Está lindo o presépio Franky. E vê como é bom ocupar-se de algo que lhe agrada?.
Um abraço

Luis Eme disse...

Apesar de toda a tua dor e solidão, espero que te encontres e voltes a sentir vontade de criar, vontade de viver, vontade de te sentires feliz.

Abraço e Boas Festas

Anónimo disse...

Está lindo o teu presépio!

É uma das coisas que guardo com saudade da minha infância: ir com a minha mãe e os meus primos ao "musgo" nas arribas da praia para fazer o presépio.

beijinhos, Francisca

Flávia