sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Dia de Finados

Hoje é dia Dia dos fiéis defuntos! É celebrado pela Igreja Católica logo a seguir ao dia de Todos-os-Santos.
O meu pai sempre colocava uma gravata preta no dia 2 de Novembro! Era um sinal de luto e de respeito por todos aqueles que tinham partido. Eu continuo a manter essa "tradição", vestindo de luto neste dia, por respeito a ele e a todos os outros que se encontram algures em descanso eterno.
Na véspera, os cemitérios são cobertos de flores, saudades enfeitadas de despedidas. De amor eterno. Os recanto destes campos de paz, enchem-se de saudades que ficam no silêncio de cada espaço.
Esta saudade de quem perdeu entes queridos.
Esta saudade que não passa nunca.

5 comentários:

António disse...

Olá Franky
Perdoarás mas nunca vi com bons olhos esta coisa do dia de finados.
O que vão as pessoas fazer aos cemitérios?
O que está enterrado ou em jazigos, é matéria.
Acredite-se ou não, é assim.
Logo, o verdadeiro respeito deve dar-se aos vivos.
E o luto? É o preto que o determina ou o que está no nosso pensamento?

Aceita um beijinho.

Elvira Carvalho disse...

Bom Franky, eu também não ligo muito ao dia. A minha saudade dos que se foram não tem dia marcado. Está cá dentro todos os dias. Depois acho uma hipocrisia que pessoas que em vida não ligavam nada aos outros, vão depois para o cemitério levar flores.
Eu penso que se deve dar todo o amor, atenção e respeito á pessoas enquanto vivem. Depois só umas orações pela alma delas, eu faço porque acredito nisso. Porque senão acreditasse também não fazia.
Um abraço.
E a sua mãe, venceu a doença?

Franky disse...

Olá amigos!

Repórter e Elvira desculpas em primeiro lugar, pois já cá devia ter vindo e só agora o estou a fazer.

Eu já senti menos, ou melhor vive menos, esta coisa da morte e dos lutos. Estou presentemente mais emotiva para todos os assuntos que envolvem a morte. O sofrimentos dos que ficam e a dor da saudade.
Sei que a dor está cá dentro de nós e é cá dentro que a vivemos mais intensamente, mais verdadeiramente. Se há dias para mostrar ou não, estou de acordo convosco, não deve haver datas estipuladas para sentir sentimentos.
Sempre me senti bem ao visitar os cemitérios, é uma paz enorme que me invade. Acho que não há mais nenhum lugar no mundo onde se sinta aquela tranquilidade. E gosto de lembrar os que já partiram neste dia, se bem que não destaque ninguém em particular e os lembre todos os outros dias do ano.
Se os sentimentos se devem mostrar antes e não depois da morte, inteiramente de acordo. Tudo o que se diga e faça depois dos nossos amigos, conhecidos ou familiares partirem, a maioria é envolto em hipocrisia. Lágrimas de crocodilo muitas vezes por interesse, ou para lavar as culpas.
Um beijinho para os dois.

Elvira, obrigada de coração pelo seu carinho. A minha mãe continua a lutar.
Um beijinho

Anónimo disse...

Franky
Chega aqui o ouvido.
A tua mãe vai lutar até à exaustão.
Ainda não percebeste que é uma lutadora?

As melhoras dela e um beijinho.

Franky disse...

Sem dúvida que é uma lutadora. Aquela mulher não existe!!
Beijinho para ti