domingo, 8 de abril de 2007

Espelhos de vida!

Eu não estou velha os espelhos é que mentem.

Hoje levantei-me cansada e sem vontade de lutar.
Olhei-me no espelho e ele mais uma vez mentiu!
Mentiu porque eu não me reconheço na imagem que o espelho me devolve.
Mentem os olhos que me olhem com vontade de chorar.
Estes olhos, que eu quero mais que nada, mas que fogem de mim.
A imagem esfuma-se, os traços estão difusivos, o nevoeiro cerca-me.
Tudo de novo! Penso amargamente.
Outra vez a luta.
Deixo cair os braços.
Estou cansada!
Mas cá dentro eu continuo igual ao que sempre fui, jovem e com vontade de viver!
Danço, rodopio, riu.
Vivo!
Estou maior!
Mas olho em frente e o espelho insiste, cruel, real e impiedoso…
- Estás velha!!!
Não, não reconheço quem me olha desapiedada, desumanamente mentirosa.
Eu não sou aquela que me olha de um outro lado perdido no tempo.
Aquele olhar triste, velado, sem vida, o rosto em sombra e o sorriso desvanecido, não é o meu.
É um imagem desarticulada do meu real.
Aquele véu nostálgico que cobre o rosto da gente da minha idade. As marcas que a vida vai deixando, os movimentos dolentes e controlados como se fossemos máquinas de tempo.
Não podemos parar a máquina do tempo, mas o espelho da alma, da minha alma, esse ninguém apaga! Eu estou viva e quero viver!
Não! Eu não estou velha, os espelhos é que mentem!
- Estás velha!!!
Estou? E depois? Mas também estou mais madura, mais sabedora, mais inteligente, mais calma e mais bonita até!
Fiquei melhor depois de ter gritado com o espelho, continuo cansada mas com vontade de lutar.

3 comentários:

Dina disse...

O espelho a partir de certa altura devia ser banido de nossas casas...só serve para tentar desmoralizar-nos, mas tu não vás na cantiga dele...que eu tento fazer o mesmo.
Sabes qual o meu truque para isso??
Os espelhos cá em casa são cada vez mais pequenos!!

Anónimo disse...

Bonito, Franky, bonito.
E não há espelho que resista. Sabes porquê? Porque, a partir de uma determinada altura, tornam-se turvos, sem utilidade. Eles sim, envelhecem...

Franky disse...

Ainda não vos tinha respondido, não que não estivesse agradecida com as vossas palavras, mas simplesmente esta é uma parte negra da minha vida. E por isso mesmo teto sacudi-la e não lhe ligar muita importância, mas de vez em quando e porque ela cá esta teima em vir à superfície.
Os olhos são aquilo que mais importante temos na vida, eles olham-nos do espelho da vida e nos dão as respostas que nós não temos.
Quando esse bem precioso está em causa há aqui dentro uma mágoa enorme. Já o tinha sentido por três vezes é só mais vez. Pois claro que sim e está é sem dúvida a mais simples, mas mesmo assim deixa esta amargura que faz doer.
A operação será dia 27 e acredito, quero acreditar que tudo vai correr bem.
Beijinhos e obrigada aos dois