segunda-feira, 28 de abril de 2008

Vila Faia!

Todos os fins de semana é a mesma coisa!
Quando ouvi dizer que a RTP canal Um, iria repor a novela Vila Faia com novo elenco e com algumas, ligeiras, alterações, eu disse logo que não iria perder nenhum episódio. Convenci também a família, revelando-lhes que a novela na altura da sua primeira exibição, tinha sido um êxito e que movimentara multidões. Muitas famílias depois do jantar, todos à volta do aparelho de TV, bebíamos cada palavra que era pronunciada com sabedoria e empenho pelos actores e actrizes que a compunham e acompanhávamos com imenso interesse o desenrolar das aventuras e desventuras do Godunha e da Mariette e das famílias dos Marques Vila e dos Marinhais. Ficámos todos cá em casa, os mais velhos e os mais novos, muito entusiasmados para (re)ver a Vila Faia.
A novela finalmente chegou! A RTP começou a transmitir os primeiros episódios. E aí começou o desentendimento familiar, na minha casa. A novela Vila Faia é transmitida por volta das 18.30, aos fins-de-semana, isto quando o Futebol não se mete pelo meio. Ora a essa hora já os outros canais estão a meio de um filme ou de um outro programa qualquer, e QUEM é que interrompe o que está a ver com algum ou até muito interesse para mudar de canal? NINGUÉM como é lógico! E aí começa o meu “drama”!
Ou continuo a ver o que estou a ver e pura e simplesmente ignoro a dita novela, com muita pena minha.
Ou vou para o quarto vê-la, e me deito em cima da cama às 6, 30 da tarde, afastando-me assim do resto da família que continua na sala em alegre cavaqueira, a ver o programa ou filme que estávamos a ver, muito antes da novela começar!
Se o fim de semana está de feição, com um sol lindo lá fora e um agradável entardecer a convidar para dar uma volta para arejar e ser bafejados por estes fins de tardes primaveril, lá se vai a dita cuja trama do Godunha versos Mariette!
Se temos visitas de amigos que aparecem nas tardes de fins-de-semana, para passarmos umas horas a confraternizar, esquece a novela.
Se fazemos um programa à tarde, de uma ida ao cinema, ou tomar um lanche numa esplanada , perco o enredo!
E assim graças a um “Chico esperto” que por acaso se chama José Fragoso, se lembrou de colocar no ar, num horário para ninguém ver, eu perco a melhor novela que alguma vez se fez em Portugal, pelo menos para mim. Sem respeito pelos actores e por nós, meros telespectadores, simples joguetes nas mãos de certos meninos que pensam que sabem tudo e de tudo!
Mesmo depois do protesto de actores, pela voz da sempre realista Simone de Oliveira, mesmo com baixa de audiências, este... como direi, para não ofender quem tenha um pouquinho de inteligência e modéstia (?) teimoso, continua a insistir na passagem da novela num horário que não interessa a ninguém, muito menos à RTP. Só se o dito senhor têm interesses em acabar com a produção nacional e o canal do Estado, aí eu concordo com ele, este é o horário certo para passar seja o que for para acabar com ele em pouco tempo. E depois os dinheiros não são públicos? Não deveriam ouvir a opinião de quem vê e assiste aos programas? Teimosia tem limites!! Depois passa a ser burrice!

5 comentários:

Anónimo disse...

Franky

Uma discussão em torno desse assunto, não é pacífica.
Temos que considerar o que interessa mais a quem. Se o director de programação prefere uma novela em prime time ou se considera melhor um horário para competir com coisa nenhuma.
O grande problema é que o horário a que essa novela é transmitida, não serve a quase ninguém.
Será mesmo que José Fragoso pretende combater o pontapé na bola? Não me parece.
E porque razão não hão-de os telespectadores fazerem a sua fidelização? Se gostam da Vila Faia, vejam a Vila Faia.
Independentemente do resto da programação.
Se não gostam ou dispensam, então optem e criem um mapa das coisas a ver.
Sem medos...:):):)

@ღღ@ disse...

e como é a nova versão ?
aqui em terras de fora não da pa ver penso eu que tambem não tentei !
ainda não entendi tambem o porque de uma nova versao. nao tinham o original ?
fora isso fico feliz que os autores recebam uns euritos ....

Franky disse...

De interesses de programação não percebo nada. Mas uma coisa eu te posso dizer. Quando se inaugura um programa, que à partida tem interessa, e neste caso abusivamente divulgada para chamar à atenção do grande público, é no mínimo estranho que não se coloque em horário nobre. Eu lembro-me de na altura ter lido sobre o assunto algo deste género, não queriam competir com as outras novelas, no mesmo horário porque sim, e ponto final. Talvez quisessem ser originais. Talvez!
Pois então, porque será que a novela que a TVI estreou pouco depois da Vila Faia está com a maior audiência da Televisão Portuguesa? Não será porque está no horário nobre?
Repara num programa que passa na RTP e que se chama "A liga dos últimos" andava perdido pela noite fora num dia qualquer da semana, como começou a chamar a tenção do público, começaram a puxar por ele e passou a dar aos Domingos à noite, agora parece que vai passar às quartas em horário nobre. E isto porquê? Porque tem audiências. O programa pode ser discutível,eu por acaso não perco um, aquilo é o Portugal no seu estado mais profundo, mas é visto, tem audiências.
Não tenho neste momento vídeo para gravar, o meu deu o berro. Ou vejo na altura ou não vejo!

Franky disse...

Olá anna!
Prazer em a receber por aqui.
A "nova" Vila Faia é muito boa, tanto ou melhor que a primeira. Os actores são de primeira. Pode-se discutir um ou outro caso, por exemplo o caso de Marta Leite de Castro, mas no geral está bem.
anna,o nosso País mudou muito nestes 26 anos. Muita coisa mudou nos hábitos dos portugueses e a nova geração nem imagina como seria a nossa vida sem o telemóvel por exemplo. As motivações, os medos, as dificuldades e desejos desses tempos passariam como algo irreal para os mais novos.
Para mim, e isto é só a minha opinião, o papel da prostituta Mariette, na pele da Margarida Carpinteiro, e agora interpretado pela Inês Castelo Branco e muito bem em minha opinião. O papel está um pouco indefinido, anda ali entre a prostituta fina e a de rua. Tanto aparece vestida com grande luxo, como "acompanhante" de um tipo muito rico, pratica a sua "profissão em hotéis de cinco estrelas ou mais,assim como faz sexo no meio do campo ou com quem lhe aparece primeiro. Frequenta uma tasca rasca, a da "tia Ermelinda", onde encontra esses tais clientes finos! Confuso! A Primeira Mariette era mais simples, mais humilde, mais "desgraçada". Outros tempos, será?

@ღღ@ disse...

pois Frankly não sei
porque ainda não vi
vou tentar ver se passa
na rtp internacional
mas duvido muito
porque chega ca
sempre anos depois ;)