segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Mudanças!!!!


A mudança foi-se fazendo, devagar sem grandes ondas. Sempre com a esperança que desta vez iria ser diferente, não ia haver bagunça! Eu consegui sozinha embalar quase tudo, catalogando as caixas, tudo nos sítios certos e ao mesmo tempo a limpeza ia-se fazendo quase sem dar por isso, sem atropelos.
Mas mudança é sempre igual, não tenham ilusões! Agora, que falta só 3 dias para me mudar, eu ainda tento ter alguma ordem dentro da desordem. Impossível! Confusão total. Como diria uma querida amiga que toda a vida me ajudou nas lides caseiras, quando as forças se iam evaporando depois de um dia de grandes limpezas. "Ai miga, ainda falta tanto! Ainda não fizemos nada"!! Exagerada, a boa e doce Alice! Faltava realmente aquele bocadinho que é o que custa mais nestas coisas, sejam elas limpezas ou mudanças. "O rabo é o que custa mais a esfolar", como diz o velho ditado popular e confirmo eu que nunca esfolei nada a ninguém, mas sei o que custa acabar estas coisas.
Hoje está quase... quase... quase... tudo feito! Quase tudo embalado, quase tudo arrumado. Quase tudo limpo. Os vidros das janelas, os armários da cozinha, as casas de banho. As roupas lavadas e passadas a ferro. As varandas limpas! O chão fica para o fim. Mas ao mesmo tempo, olho para trás e parece-me que nada está feito e aí vem o desalento chamado "Alice". Ainda não fiz NADA!! Ainda me falta fazer tanta coisa!
Agora não encontro nada de nada! Embalei tudo! Só ficou fora das caixas o que é minimamente indispensável e nem essas se encontram com facilidade.
Este blog vai descansar uns dias, como devem calcular, não há tempo nem disposição para escrever e ter ideias novas, o cansaço e o vazio vai tomando conta de mim, e quando me consigo sentar aqui em frente ao PC e olhos começam a pedir descanso.
Em breve estarei noutro local, numa cidade linda e com ideias novas.
Até lá, façam o favor de sorrir!

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Operação Triunfo!

Ultimamente há programas na TV portuguesa que tem o poder de me tirar do sério. Independentemente do canal. Independentemente dos intervenientes nos ditos programas, alguns deles apresentados com profissionalismo. Mas há sempre algo que descarrila e põe em risco toda uma estrutura idealizada para o triunfo dos mesmos!

Ora por falar em triunfo, o programa com o nome de Operação Triunfo, realizado pela RTP, teria sido perfeito se tudo se tivesse passado como "TODA" a gente pensou que iria passar. Se o triunfador final fosse o Ricardo e não quem foi anunciado! Por muito boa voz que a Vânia tenha, por muito que merecesse ganhar, a VOZ do Ricardo é única.

Ricardo

Acompanhei desde o primeiro dia este programa, vi as vozes serem modeladas, cinzeladas, moldadas, ensinadas e estudadas ao mínimo pormenor por bons professores, que já tendo dado provas do seu valor profissional, nunca nos deixaram margem para dúvidas. O concorrente Ricardo, provou desde a primeira hora, que era senhor de uma belíssima voz! Depois de algum tempo a limar arestas este jovem de Alenquer deu um verdadeiro espectáculo na final deste programa no passado dia 19. Não ganhou, porque o público votou na Vânia. Mas para mim, o RICARDO é o GRANDE VENCEDOR da OT!!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

O Alentejo já é uma realidade!


Voltar para o Alentejo sempre foi um sonho acalentado por mim durante toda a minha vida.
Voltar a sentir os cheiros do Alentejo! O cheiro a estevas espalhadas pelos campos ao calor de um Verão tórrido ou a queimarem no lume, aquecendo as casas caiadas de branco, em dias frios de Inverno. O cheiro a chuva! Tão característico da terra molhada. Voltar a sentir o calor das tardes estivais, ver os bandos de pássaros esvoaçando em direcção ao Sul, sob um céu azul sem fim, sobre uma planície dourada de searas ondulantes ao sabor do vento. Das vozes dos homens cantando canções dolentes, melodias de solidão elevadas ao mais alto do seu sentir. Saudades das cores destas terras do Sul, onde o ocre se mistura com o castanho e o amarelo, o azul e o verde, e o vermelho cor de sangue. O Alentejo é um Outono de cores, na paleta de um pintor. Voltar a ouvir o
chilrear dos pardais a anunciar as madrugadas.
E eis que de repente me vejo de regresso ao "meu" Alentejo.
Matar saudades da terra que me viu nascer e crescer. Como se de lá nunca tivesse saído e estivesse o meu regresso anunciado.
A esperança que tudo de certo e ao mesmo tempo o medo da mudança. A ansiedade. E a saudade de tudo o que vou deixar para trás! Ah a saudade! Como este nosso povo sofre deste mal. As saudades que eu já começo a sentir de quem deixo para trás. De quem eu amo e não pode ir comigo. Pudera eu e teria todos a quem amo sempre perto de mim.
Mas estava na hora das grandes decisões e eu tive de as tomar e lá vou eu se Deus quiser, de rumo ao Sul.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

E o Alentejo ali tão perto

Um sonho?

Talvez não!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

O Aeroporto! Alcochete é opção!

Era uma vez um deserto na margem de um rio, à sombra de um País, de repente ficou com gente, muita gente por todo o lado, Mar, Estradas, Auto-Estradas, Hospitais, Mercados e Supermercados, Empresas, Comércio e Industrias, Universidades e pasmem-se, um Aeroporto!!
É bonito quando os Homens reconhecem que erraram e voltam com a palavra atrás. Também
"Jamais" um homem deve insistir na sua arrogância e prepotência, pois corre o risco de errar! Acho até que deveríamos apagar esta palavra do dicionário francês e esquecer esta história!
Boas aterragens!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

"Fazes-me falta"!

Livros I

Imagem Anjos

"Prefiro esquecer, esquecer-te até se preciso for, para viver como tu vivias, apreciando cada momento - sobretudo os dolorosos, pela lucidez que trazem como bónus - desta tão precária maravilha a que chamamos existência. Tantas vezes te aconselhei as virtudes do silêncio. Queria calar-te para te proteger, sim. Há poucas pessoas apetrechadas para a verdade - mesmo nós, quantas vezes não fechámos à chave umas verdadezitas mais cortabtes para não nos magoarmos? Creio que me fazes - schiuuu! - assim, com uma vagar de embalo, sempre que a voz da minha consciência ( seja lá isso o que for) sobe o tom para me acusar pelo que não te dei. Creio sem crer, como um condenado. Afinal de contas, não tenho nada a perder. Mesmo que os anjos não existam, as asas com que te vejo, sentada na beira da minha cama, do cume enlouquecendo da minha insónia, ficam-te melhor do que todas as toilettes. Esforço a imaginação, estendo-a até aos teus dedos, mas não consigo mais do que um ligeiro raçagar de asas. São lençóis que agito, bem sei - mas não me concederás a graça de transformar a fímbria do meu lençol na ponta dos teus dedos?"

Excerto de "Fazes-me Falta" Inês Pedrosa

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Tradição ou estupidez?

As tradições já não são o que eram!

Desenganem-se os que assim pensam. Reparem nesta notícia!

Junta de Freguesia autoriza crianças a fumar!

Depois de sair a lei, que proíbe fumar em quase todos os locais antes frequentado por fumadores, ouvimos uma notícia destas na RTP, canal 1, que em meu entender nunca deveria ter sido noticiada, do cumprimento de uma tradição! Iniciar as crianças, os futuros homens deste País a serem mais homens, mais machos! E assim iniciá-los no vício do tabaco!

Há tradições aberrantes, sem razão alguma para existirem, pela sua cumplicidade e contradição, permanecem activas, por bairrismo, por casmurrice, por estupidez? Esta é uma das tradições que não se coadunam com os tempos modernos, com a evolução e sensibilidade das sociedades.

Alguém com responsabilidade naquela zona ou a nível governamental, por exemplo o director-geral de Saúde, Francisco George, poderia informar as gentes de Vale de Salgueiro, no concelho de Mirandela, que fumar mata? Principalmente informar os jovem e neste caso as crianças de Mirandela dos malefícios do tabaco? E acabar de uma vez por todas com estas tradições absurdas?

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Lisboa-Dakar anulado!

Lisboa-Dakar: organização temeu ameaça terrorista islâmica

«Tenho uma péssima notícia, o Dakar 2008 não arrancará», anunciou Etienne Lavigne, responsável da Amaury Sport Organisation (ASO), organizador francês do rali de todo-o-terreno, a um grande auditório do Centro Cultural de Belém repleto e com as faces dos participantes a expressarem desilusão e frustração.



E assim e pela primeira vez o Lisboa-Dakar não se realiza. Ameaças da Al-Qaeda? O mundo vai ter de parar por ameaças de um grupo terrorista?

«O Dakar é um símbolo e não se pode destruir os símbolos. A anulação da edição de 2008 não coloca em causa o futuro do Dakar. Propor, em 2009, uma nova aventura a todos os amantes do rali-raid é um desafio que a ASO irá assumir nos próximos meses, fiel à sua presença e paixão pelo desporto», concluiu Etienne Lavigne.

Será que em 2009 não há terrorismo? Será que em 2009 já não há Al-Qaeda? Será que não haverá ameaças?


Mas o certo é que Lisboa-Dakar parou! É hora de todos os
descontentamentos.


quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Proibido Fumar!

Neste estabelecimento é proibido fumar!

A LEI chegou e "quase" toda a gente a aceitou sem dramas, sem tragédias, sem birras.
O ar que se respira agora dentro dos cafés já se nota mais "limpo", mais respirável, sem a poluição do tabaco. As nossas roupas não cheiram a tabaco quando de lá saímos e eu sinto o meu espaço ser respeitado. Não sou fumadora, nunca fumei, mas tenho bronquite asmática porque comigo vivem 3 fumadores. Sou portanto fumadora passiva.
Estou agradecida a esta Lei, e às pessoas que a aceitaram sem problemas, respeitando o meu espaço. Tenho agora uma melhor qualidade de vida.
É pena que as coisas para funcionarem tenham de ser através de leis, de proibições, de fechamentos de portas.