domingo, 29 de julho de 2007

Desafio Lançado


recebi mais um desafio, o dos 7 (sete), meus, Factos Casuais!
Nunca me nego a um desafio, mesmo que saiba logo à partida que no meu caso esse desafio não vai interessar a ninguém. Falar de acontecimentos importantes? Não, não sou importante! De política? Não me parece e nem me apetece! De terceiros? Não, muito menos!
Então decidi falar de mim, dos meus eus, do que me incomoda, do que me fez sofrer e do que me faz feliz, não pela impressão que isso possa causar nos outros, mas porque isto é um desafio e eu tinha de responder alguma coisa.

1ª - Nasci no Baixo/Alentejo/em casa/de Parto Pélvico de Pé. Parto muito complicado, principalmente numa altura em que as condições sanitárias do País eram muito diminutas ou nenhumas. Mas como na altura havia uma seca muito grande no Alentejo e no dia do meu nascimento começou a chover imenso, fiquei conhecida na vila pela "Menina que trouxe a chuva".

2ª- Ter nascido e vivido no Alentejo, é uma bênção, um privilegio, uma honra. Fui muito feliz no meu Alentejo. Onde cada canto, cada lugar, cada sítio tem um cheiro e um gosto especial. O Alentejo é a minha alma.

3ª - Ter deixado o Alentejo. Chorei durante toda a viagem até Lisboa e odiei toda a gente, amuei e não falei com ninguém durante uma semana. Tinha deixado de viver, dizia.

4ª - Ter conhecido as artes em especial a pintura, ter conseguido tirar cursos de aperfeiçoamento, visitado exposições e conhecido pintores. Pintar os primeiros quadros, fazer exposições.

5ª - Ter amigos de quem gosto muito, uns virtuais, completamente desconhecidos, mas que respeito muito e por quem sou respeitada. Outros que de virtuais passaram a amigos de muitos encontros, de muitas festas, de muitas alegrias, de muita amizade. Outros amigos ainda, de longa data, que são e sempre serão, os meus grandes amigos, nos bons e maus momentos.

6ª - Os meus filhos! São as grandes obras da minha vida, de quem muito me orgulho e a quem muito amo.

7ª - Os animais! Os meus grandes amigos de todos os momentos. Os que me lambem as feridas do dia a dia. Aqueles que pressentem quando eu estou triste ou alegre, sem ma única palavra. Os meus gatos e a minha cadela.

Tarefa cumprida, obrigada Repórter por me teres proposto falar um pouco do que eu sou, cá dentro de mim.

sábado, 28 de julho de 2007

Saltos Altos


Reparei no andar majestoso, esguio e um tanto sensual que à primeira vista fazia toda a diferença entre aquela elegante mulher e o resto do grupo. As pernas eram altas, bonitas e bem feitas. O andar era cadenciado, um tanto altivo. Um tanto caprichoso. Dengoso até! Havia algo nela que a fazia sobressair de entre todas as outras que a acompanhavam. Reparei nos sapatos e aí estava toda a diferença. Ela calçava sapatos de Saltos Altos!


"Toda mulher que seduzir um homem para que ele se case
com ela, utilizando-se de sapatos de salto alto ou outros
artifícios(...)será castigada com as penas de bruxaria"

Lei promulgada no séc. XV, pelo parlamento inglês.



a estrutura corporal da boneca Barbie. Bumbum empinado, peito para frente, símbolos de uma postura imponente, elegante. Tudo porque a Barbie “nasceu” de salto alto. Já você, descendente directa do homem de Neanderthal - que dispensava o uso de calçados - sofre para ficar com uma postura de boneca sobre saltos que muitas vezes ultrapassam o limite do bom-senso.

São dores da beleza, justificam as mais vaidosas. E comparadas ao ato de se depilar, sempre doloroso, usar salto alto tem uma grande vantagem: a gente se acostuma. Mas é do costume que vem o problema: se usado demasiadamente, o salto alto provoca uma mudança na musculatura, os músculos da parte de trás da perna ficam mais curtos e os da frente, mais longos.

E não é só isso: ele pode provocar danos à coluna (aumenta a lordose), dores no joelho, joanetes (mas a hereditariedade também ajuda), calosidades, tendinite, unhas encravadas (quando o modelo é de bico fino). Para quem já se acostumou com o salto alto, o desconforto vem na hora de calçar um sapato baixo. Irónico, não?

Então, devemos fazer um motim em prol da saúde e jogar todas as nossas sandálias, escarpin e botas no lixo? Não, o segredo é variar na altura. “Intercalar o uso de sapatos com saltos mais altos e mais baixos não acostuma a musculatura. O proibido nessa história é deixar que seus pés se acostumem a um tipo específico de salto”, diz a ortopedista Vera Lúcia Maia. “Se isso acontecer, cada vez que mudar a altura, a pessoa sentirá dor”, explica a médica.

Um modelo de calçado
"Segundo um estudo realizado pela Unifesp, o salto mais recomendado para uso diário tem até 4 cm”, conta a reumatologista Evelin Goldenberg. A altura pode até ser boa, mas o formato ideal dos calçados nada tem de fashion: o sapato perfeito deve ser largo nos dedos e de preferência com bico quadrado. Quadrado também pode ser o salto, pois esse formato garante mais estabilidade."

Há uns anos que não posso usar Saltos Altos, só em raras ocasiões e por muito pouco tempo. Ainda me tento de vez em quando, ainda sonho em permanecer mais de 1 hora com eles. Mas a maior parte do tempo ando com sapatos confortáveis, sem salto ou com saltos muito baixos. Serei menos elegante? Será que o sapato faz toda a diferença?


Claro que faz, digo eu! Mas como os calçar se nos incomodam? Se ao fim de uma hora (nem tanto às vezes) os temos de tirar? Seremos nós mulheres menos femininas se não os usarmos?
Podemos variar, entre as sabrinas e as sandálias, tudo calçado raso. Bem confortável, se bem que não tão elegantes.


As eternas Sabrinas, com lembranças do passado bem presente.


E se os sapatos forem especiais, modelos estranhos, normais , caprichados, sapatos sem serem sapatos(??)













Sapatos bem originais, não provocam dores nos pés

E para quem estiver mesmo aflito dos pés, há sempre umas Havaianas para todos os gostos.

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Férias para que te quero!

Tenho estado de férias! Umas férias um pouco caracterizadas pelo bom e mau tempo. A chuva, o vento e até o frio, tem dado um certo sabor especial a este mês de Julho. São férias um pouco repartidas entre a cidade de Lisboa, o campo e o mar. Entre a obrigação e a devoção. Nada de computador, nada de "vícios".
O mar está nestes dias e por estas paragens como eu gosto. Um mar cheio de ondas, revolto e furioso, para receber com primazia os Surfista. Bandeira, ora vermelha ora, amarela.
Ontem o céu parecia de chumbo, triste, a lembrar os dias de inverno. Na praia só mesmo todos vestidos. A fazer falta os blusões de Inverno. Fazia frio e vento.


O mar só para Surfista. Campeonato Nacional de Surf, nestes de dias de finais de Julho, por praias do Baleal, Peniche.

Hoje o dia amanheceu enevoado de novo! O locutor da rádio gritava-me aos ouvidos, mesmo antes de eu me levantar, que havia de fazer muito calor em todo o País e que o céu estaria totalmente azul. Será que o Litoral Oeste e o Bombarral não pertencem a este País? Nuvens e uma certa chuvinha muito miudinha caia aqui por terras da boa Pêra Rocha enquanto eu bebia o café da manhã. O entra e sai de clientes habituais no "meu" café! O vai vêm de quem não sabe o que fazer em tempo de férias e com o tempo assim.
Como a esperança é a última a morrer e as férias estão a acabar, lá fomos nós rumo às praias do Oeste. Mais precisamente Baleal. Pouco tempo depois o Sol como que envergonhado lá foi aparecendo ao principio muito tímido e depois já completamente à vontade para queimar os corpos de quem se aventura a um dia de praia sem protector, sem chapéu e sem TShirt. Infelizmente ainda há muita gente, apesar dos avisos. Raios ultravioletas no máximo, crianças sem protecção de nenhum tipo!! São os pais que têm!
O mar continuava bom para a prática do desporto da prancha. Bandeira amarela!

Vista para a Ilha do Baleal

Vista para Peniche

E as férias estão quase, quase a acabar, mas antes tenho um almoço no Domingo onde espero reencontrar amigos que já não vejo à imenso tempo. Matar saudades e pôr a conversa em dia. Dá forças e animo para enfrentar de novo a labuta do dia a dia.

terça-feira, 24 de julho de 2007

Parabéns RUI PEDRO!

Hoje é dia 24 de Junho, dia dos teus anos. Faz hoje precisamente 33 anos que tu resolves-te "bater" à porta sem eu estar à espera da tua chegada. Eram mais ou menos 23 horas, saia eu de uma sala de cinema em Lisboa, o São Jorge, quando senti que algo não estava bem. Não, não podias ser tu. Só chegarias em fins de Agosto e ainda decorria o mês de Julho.
Ainda faltava um mês para tu nasceres e a cidade fervilhava de emoções. A Revolução de Abril de 1974, tinha trazido para as ruas a alegria da liberdade. Os cravos floriam nas janelas e nos corações dos Portugueses.
Não, não pode ser, continuava eu a pensar, mas calada, aguentando aquela dor tão especial, mas tão inesperada, não, não podia perder as manifestações, a caminhada do primeiro 1º de Maio, onde nós fomos a pé, desde o Rossio até ao Estádio! Eu tinha 25 anos, e toda a força de viver e de sonhar. Sempre unidos, nós e este povo que só pensava e gritava Vitória. Mas tu querias mais, querias ver tudo aquilo que eu te contava. Os soldados com os cravos no cano das espingardas, de mãos dadas com esta gente que chorava de alegria, os tanques de guerra carregando a alegria de quem é livre finalmente. Vivemos juntos esses meses de segredos e confissões. Mas as notícias que te chegavam através de mim eram por demais exuberantes para serem vividas numa bolsa de fluidos calmos, querias ver e viver tudo o que se estava a passar.
Vivíamos uma época complicada, de incertezas, conflitos, injustiças. Mas vivíamos felizes.
Foi um dia igual a tantos outros daquele tempo ainda envolto em emoções. Caminhava pela vida num mar de incertezas, de algumas dúvidas, levando a tua irmã pela mão, esperando juntas a tua chegada.
Estivemos na piscina do Motel, em Oeiras, a Ana, a tua irmã nadou toda a tarde e depois de uma “Manhoca” como ela dizia, e papar, ficou a dormir em casa da avô Laura, enquanto eu e o teu pai fomos ao cinema. Não me recordo que filme vi nessa noite, mas ao regressar a Queluz, tu anuncias-te a tua chegada. Ao passar o Viaduto Duarte Pacheco, soube, incrédula que tinha chegado a hora. Fui busca a mala, avisar a família e voltei para Lisboa.
No outro dia bem cedinho, tu nasces-te, pequenino, enfezado, roxo, sem vontade de chorar. O teu Índice de Apgar foi de 3. Complicado! Preocupas-te todos, médicos e enfermeiros, que estavam na sala de partos do Hospital Particular de Lisboa. Fizeram reanimação, mas tu não querias chorar. Eras um prematuro de 8 meses. Pesavas pouco mais de 1 Kg. Ficaste na incubadora durante um semana. Eu esperei por ti. Para te mostrar o mundo tal e qual ele era cá fora. No dia que saimos, enquanto percorremos as ruas, mostrava-te a cidade, os soldados, os cravos. A alegria de viver finalmente em Liberdade. De sermos livres.
Mas neste dia, o dia da tua inesperada chegada, foi comemorado por toda a família e por mim em particular que não queria acreditar que tinha um menino tão lindo e tão pequenino para cuidar.
Hoje és um homem, um amigo, um confidente. O meu maior amigo. És um homem integro e cheio de sonhos.
Agarra esses sonhos com muita força, para que tenhas toda a sorte do mundo, para que sejas muito feliz, longe de problemas, de sofrimentos, de inimizades, de conflitos e de guerras. Que construas um mundo como tu próprio és, puro, amigo e sincero para toda a gente.

Parabéns Pedro!

domingo, 15 de julho de 2007

António Costa!


António Costa é o vencedor das eleições intercalares para a Câmara Municipal de Lisboa, tendo obtido uma votação entre os 29 e os 35 por cento, segundo as projecções divulgadas pelas três televisões após o encerramento das urnas. Carmona Rodrigues terá sido o segundo mais votado. A abstenção deverá rondar os 60 por cento, a maior de sempre em eleições autárquicas na capital ...

António Vitorino (PS) e Marcelo Rebelo de Sousa (PSD) destacaram hoje, na RTP, a elevada abstenção nas eleições intercalares para a Câmara de Lisboa ...

Eleições intercalares em Lisboa!

É dia de eleições na Câmara de Lisboa. São eleições intercalares! Os candidatos são 11:

António Costa (PS), Fernando Negrão (PSD), Ruben Carvalho (CDU), José Sá Fernandes (Bloco de Esquerda), Telmo Correia (CDS-PP), Manuel Monteiro (PND), Pinto Coelho (PNR), Quartin Graça (MPT), Gonçalo da Câmara Pereira (PPM), Garcia Pereira (PCTP/MRPP) e dois independentes - Helena Roseta (ex-PS) e Carmona Rodrigues são os candidatos concorrentes.

Como se costuma dizer que ganhe o melhor e se não o conseguir com maioria absoluta, pois que se faça uma boa coligação. Lisboa merece e precisa.
Depois das 20 H, trazemos notícias!

Festival do Vinho no Bombarral!

E hei-nos chegados a mais um Festival do Vinho no Bombarral. Este certame é o mais antigo Festival do Vinho Português.


De 14 a 22 de Julho de 2007 vai a Câmara Municipal de Bombarral, através do seu pelouro do Turismo, levar a efeito o XXIV Festival do Vinho Português.

"Este evento, considerado o maior acontecimento do género a nível nacional, constitui o expoente máximo da valorização, dinamização e divulgação da região no sector vitivinícola.

O certame tem envolvido em cada edição um crescente número de empresas que nele têm encontrado a melhor forma de promover os seus produtos junto dos milhares de visitantes nacionais e estrangeiros.

Este tradicional evento, surge este ano considerávelmente revitalizado, sendo de assinalar que se encontram já confirmadas a presença de 45 adegas e empresas vinicolas de todas as regiões vinícolas do país, o que constitui um número histórico que só terá tido paralelo nas primeiras edições do evento, e que constitui mais um aliciante para os visitantes, face à diversidade e qualidade dos vinhos presentes."...

"Festival do Vinho Português (Bombarral)A Mata Municipal do Bombarral é palco da 24ª edição do Festival do Vinho Português, a decorrer de 14 a 22 de Julho. Criado para a promoção do vinho nacional, o certame conta com a presença, entre outras entidades, de adegas cooperativas, armazenistas de vinhos e associações de agricultores. Os visitantes têm a possibilidade de provar os vinhos dos vários "stands" que, nesse dia, estão a dar provas."...

Programa

14 de Julho - Sábado

16:00 Desfile da Fanfarra Bombeiros Voluntários Bombarral pelas Ruas da Vila
19:30 Inauguração do Certame – Inauguração do Certame junto à Entrada Principal da Mata
com a presença de Entidade Oficiais –Presença Do Pelotão De Infantaria N.º 14 De Viseu
Visita ao Certame
20:00 Beberete Oferecido a todas as Entidades Oficiais e
Comunicação Social no edifício da Câmara Municipal
21:30 Prova de Vinhos nos Stands
22:00 Espectáculo pela Banda do Circulo Cultura Musical Bombarralense – Bombarral Mata Municipal – Entradas Livres
01:00 Encerramento do Certame

15 de Julho - Domingo
12:30 Abertura dos Restaurantes
15:00 Abertura do Certame
17:00 Espectáculo do Grupo Coral e Etnográfico “Cantares de Évora”
21:30 Provas de Vinhos nos Stands
21:30 Espectáculo com o Grupo Folclórico “Cancioneiro de Cantanhede” e com
Folkdance Group Resóvia Saltans da Polónia - Mata Municipal – Entradas Livres
Espectáculo com o Rancho Folclórico “As Cantarinhas” de Buarcos – Figueira da Foz - Mata Municipal – Entradas Livres
01:00 Encerramento do Certame

16 de Julho - Segunda

12:30 Abertura dos Restaurantes
15:00 Abertura do Certame
21:30 Provas de Vinhos nos Stands
22:00 Espectáculo do Grupo Popular Canto da Terra
01:00 Encerramento do Certame

17 de Julho - Terça

10:00 Seminário “Reforma da Política Vitivinícola Comunitária” Organizado pela CONFAGRI / FENADEGAS – Apoio – Câmara Municipal de Bombarral – Auditório Municipal
12:30 Abertura dos Restaurantes
13:00 Beberete de Confraternização da CONFAGRI / FENADEGAS
15:00 Abertura do Certame

21:30 Provas de Vinhos nos Stands
22:00 Grande Espectáculo com Ana Malhoa e seus Bailarinos - Mata Municipal –
Entradas Livres
01:00 Encerramento do Certame

18 de Julho - Quarta
12:30 Abertura dos Restaurantes
15:00 Abertura do Certame
17:00 Espectáculo com Grupo Popular Pilha Galinhas (Arruadas)

21:30 Provas de Vinhos nos Stands
22:00 Espectáculo de Fado com António Pinto Basto e Teresa Tapadas - Mata Municipal – Entradas Livres
01:00 Encerramento do Certame

19 de Julho - Quinta
12:30 Abertura dos Restaurantes
15:00 Abertura do Certame
17:00 Espectáculo com Grupo de Acordeões “Folearte”
21:30 Provas de Vinhos nos Stands
22:00 Espectáculo do Grupo Etnográfico de Danças e Cantares “Belo Horizonte” – Bombarral - Mata Municipal – Entradas Livres
Espectáculo do Rancho Folclórico do Cartaxo - Mata Municipal – Entradas Livres
01:00 Encerramento do Certame

20 de Julho - Sexta
12:30 Abertura dos Restaurantes
15:00 Abertura do Certame
21:00 Leilão De Vinhos No Palácio Gorjão
21:30 Provas De Vinhos Nos Stands
22:00 Espectáculo do Rancho Folclórico “Fazendeiros das Gamelas” - Bombarral - Mata Municipal – Entradas Livres
Espectáculo do Rancho Folclórico “Tá Mar” da Nazaré - Mata Municipal – Entradas Livres
01:00 Encerramento do Certame

21 de Julho - Sábado
12:30 Abertura dos Restaurantes
15:00 Abertura do Certame
17:00 Espectáculo do Grupo Tocadores de Concertina de Viana do Castelo – Foz do Lima - Mata Municipal – Entradas Livres
21:30 Provas de Vinhos nos Stands
21:30 Espectáculo do Rancho Folclórico “As Lavradeiras de Meadela” - Mata Municipal – Entradas Livres
Espectáculo do Rancho Folclórico “Luz de Tavira” - Mata Municipal – Entradas Livres
01:00 Encerramento do Certame

22 de Julho – Domingo
12:30 Abertura dos Restaurantes
15:00 Abertura do Certame
17:00 Arruada com o Grupo “Bombos de Santo André”
18:30 Grande Corrida de Toiros Com João Moura, Joaquim Bastinhas, Marco José - Forcados Vila Franca Xira E Montemor – Toiros – Dr. Brito Paes, Herdeiros
21:30 Prova de Vinhos nos Stands
22.00 Espectáculo da Banda da Sociedade Filarmónica Carvalhense - Mata Municipal – Entradas Livres
01:00 Encerramento do Certame

sábado, 14 de julho de 2007

Jorge Palma!

É muito bom ouvir música assim com esta qualidade, ao fim da tarde, num canto do café.

JORGE PALMA e os amigos. Excelente!!


Encosta-te a mim

Encosta-te a mim, nós já vivemos cem mil anos
encosta-te a mim, talvez eu esteja a exagerar
encosta-te a mim, dá cabo dos teus desenganos
não queiras ver quem eu não sou, deixa-me chegar.

Chegado da guerra, fiz tudo p´ra sobreviver
em nome da terra, no fundo p´ra te merecer
recebe-me bem, não desencantes os meus passos
faz de mim o teu herói, não quero adormecer.

Tudo o que eu vi, estou a partilhar contigo
o que não vivi, hei-de inventar contigo
sei que não sei, às vezes entender o teu olhar
mas quero-te bem, encosta-te a mim.

Encosta-te a mim, desatinamos tantas vezes
vizinha de mim, deixa ser meu o teu quintal
recebe esta pomba que não está armadilhada
foi comprada, foi roubada, seja como for.

Eu venho do nada porque arrasei o que não quis
em nome da estrada onde só quero ser feliz
enrosca-te a mim, vai desarmar a flor queimada
vai beijar o homem-bomba, quero adormecer.

Tudo o que eu vi, estou a partilhar contigo
o que não vivi, um dia hei-de inventar contigo
sei que não sei, às vezes entender o teu olhar
mas quero-te bem, encosta-te a mim.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Sexta-feira 13


Este deveria ser um dia diferente!
É sexta-feira 13!


Em principio hoje as bruxas
andariam à solta! Eu não vi nenhuma, a não ser as que costumo encontrar todos os dias. E lá andavam elas na sua labuta diária a dar continha da vida alheia e a compor o que elas acham que é errado e a descompor igualmente o segredo da vida de cada um. Pois mas isto não são Bruxas, dirão vocês! Ai não que não são, fiem-se nelas e vão ver!!
Dizem que neste dia, não se devera passar por baixo de escadas!





Não, não passei por baixo de nenhuma, andei sempre por cima delas e as vezes que eu já subi e desci escadas hoje, já lhe perdi a conta.

Não deverá cruzar com um gato branco! (??) Sorte, sorte mesmo é ver um gato preto! E esta, hem?? Era ao contrário não era?
Bem eu aqui estou em vantagem com o resto da humanidade, a não ser que "outra humanidade" qualquer tenha a mesma sorte do que eu, ter dois gatos, um branco e outro preto!!


Também não convém no dia de hoje comprar malas, carteiras e afins!!





Assinar contratos

numa sexta-feira 13 é
completamente desaconselhado.






Muito mais coisas haveria para dizer, mas cada um sabe de si e também os seus medos os seus temores!!
Há no entanto uma frase que nunca esqueço:
YO no creo em brujas , pero que las hay, hay!

terça-feira, 10 de julho de 2007

Óculos para cães!!

Hoje recebi um mail com esta informação!

Óculos para cães!

"Detalhes do produto:

"Para protecção dos olhos do cão, possuem filtro UV, lentes anti-embaciamento.

Permite ajustar as fitas de fixação ao tamanho do cão, na cabeça e queixo.

Disponível em 5 tamanhos e 5 cores."

Estamos a brincar! Só pode!! Não consigo imaginar a minha cadela aguentar dois minutos, com uns óculos destes!!

segunda-feira, 9 de julho de 2007

O Oeste e as Maravilhas de Portugal

O Oeste está de parabéns! Três das Sete Maravilhas de Portugal pertencem ao Distrito de Leiria.
Batalha, Alcobaça e Óbidos, foram as escolhidas pelos portugueses.

Óbidos era uma das minhas preferidas assim como o palácio Nacional de Queluz que infelizmente não ganhou.


Alcobaça

Batalha

domingo, 8 de julho de 2007

O Aquecimento Global



Live Earth


É urgente fazermos qualquer coisa, precisamos salvar a Terra, sem hipocrisias, sem falsos moralismos, conscientes e decididos a dar um novo rumo aos nossos velhos hábitos.
Dia 7/ 7/2007, foi o momento do arranque. Agora não podemos parar.


O impacto do aquecimento global

"Nos últimos 425.000 anos, a terra passou por quatro eras glaciais pontuadas por períodos breves de aquecimento. Estamos, no momento, em um desses períodos quentes. A tendência deste século tem sido de temperatura global geralmente em elevação. O consenso entre os meteorologistas é de que haverá um aumento continuado durante o resto deste século. OK. Mas qual é o problema? Um clima um pouco mais quente será ruim para alguém? Na realidade, para pessoas que moram em climas frios, um aquecimento global pode ser uma coisa boa. Em algumas parte do mundo, a época de plantio e germinação poderia tornar-se mais longa e a terra agrícola mais produtiva. (ler mais, em)...

sábado, 7 de julho de 2007

Não me apetece escrever!

Dali
Não me apetece fazer nada!
Ficar sentada à beira do abismo!
Ficar ali quieta, ver a paisagem e não pensar em nada nem em ninguém. Apenas o vazio por companhia.
Esquecer-me de quem chora, de quem sofre, de quem chama por mim! De quem ri e de quem já me esquecei.
De quem já me esqueceu.
Ver a vida passar como um filme e não me deter em lugar nenhum.
Sento-me na ombreira da porta, a minha cadela faz-me companhia, olha para mim, compreende a minha apatia, respira fundo e adormece no sabor quente do sol a pensar em nada. Quisera eu ser assim.
Precisava escrever, escrever e não parar de escrever, mas a folha de papel continua em branco.
Tenho a minha alma gelada, indiferente, ausente, perdida em mim. Apetece não fazer nada, para assim não ter que fazer aquilo que tenho medo de fazer!

"Não estou sem palavras, essas sobram-me e são demais para, muitas das vezes exprimir o que sinto e penso. Mas hoje não me apetece escrever… Apenas fazer nada… …"

Já Miguel Torga dizia no seu poema “Bucólico”

A vida é feita de nadas
De grandes serras paradas
À espera de movimento;
De searas onduladas pelo vento;

De casas de moradia
Caídas e com sinais
De ninhos que outrora havia
Nos beirais;

De poeira;
De sombra de uma figueira;
De ver esta maravilha:
Meu pai a erguer uma videira
Como uma mãe que faz a trança à filha.


Olhar e ver a poeira no caminho, ao longe, quase nada e esta paz que me embala.

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Desafio

Desafio pag. 161
5ª frase

O desafio vou-me lançado pelo Repórter, - http://pdser.blogspot.com/ - não poderia dizer que não!
Amigos é isso mesmo, partilha de novos conhecimentos e aventuras.


LivroO Zahir
Autor Paulo Coelho
Edição
Ano 2oo5
Editora Pergaminho http://www.editorapergaminho.pt/
Frase Não, precisava também de saber quem era Esther – quais as transformações por que passara durante o tempo em que vivemos juntos.
ComentárioMesmo aqueles que vivem junto de nós não nos conhecem por dentro. Somos eternos desconhecidos!
E agora é chegado a minha vez de desafiar outros bloguistas amigos. É simples:

- Pega num livro, não importa qual, ( Não precisa ser o que estamos a ler)
- Abri-lo na pág 161
- Procurar a 5º frase completa
- Colocar essa frase no vosso blog ou como comentário no meu (ou as duas coisas)
- Passar o desafio a cinco pessoas

Vá lá, não custa nada

Passo o desafio a:

http://entrelinhasonline.blogspot.com/
http://eunaoqueria.blogspot.com/
http://viagenspelooeste.blogspot.com/
http://coisasimplesepequenas.blogspot.com/
http://pulgaszone.blogspot.com/




quarta-feira, 4 de julho de 2007

Henrique Viana

O teatro a a televisão em Portugal estão mais pobre. Partiu Henrique Viana.

Henrique Viana

A sua vida profissional esta recheada de inúmeros e bons trabalhos que ele nos deliciava com a sua particularidade de ser um grande actor.
Onde quer que ele se encontre hoje, de certeza que tem um palco à sua espera.

Pequena entrevista a Henrique Viana (PÚBLICO, Verão de 1994)
(Para que o possamos conhecer um pouco melhor)

Qual é a melhor recordação de Verão da sua infância?

Quando eu era puto, não havia dinheiro para a família ir para fora de Lisboa, mas os Verões da minha infância eram giros, todos iguais, no bairro de Santa Catarina, onde nasci e fui criado, a reinar com os outros miúdos. Lisboa era uma cidade pacata, com pouco movimento, e passava-se bem o tempo.

Toma Prozac? Se não toma, toma o quê?

Pro... quê? Nem desconfio o que isso é. Vou-me entretendo a tomar ar, também tomo um uisquinho de vez em quando e, já agora, ando a ver se tomo juízo.

O que é para si o final de tarde perfeito de um dia muito quente?

Uma varanda, perto da praia, um ice-tea fresquinho, a minha mulher, o meu filho, os meus gatos e nada mais.

O que é para si um totalmente detestável dia de férias?

Um detestável dia de férias é a gente ir a caminho da praia, muito bem-dispostinho, e dar de caras com o Vasco Graça Moura.

Há uma geração rasca em Portugal? E, se existe, como se comporta essa geração quando o calor aperta?

Não há nenhuma geração rasca em Portugal. Quem disse tal coisa proferiu uma bojarda sem nome. O que há é uma geração diferente da minha, como a minha foi diferente da que a antecedeu.

Do Minho ao Algarve, escolha a praia que privatizaria só para si, para a sua família e para os seus amigos.

Privatizar uma praia é coisa que não se deve fazer. Uma praia é um fruto da natureza que deve ser usado e gozado por toda a gente. Privatizar uma praia? Não, já basta o que basta.

Quais são os jornais que não dispensa na praia ou no campo?

"A Bola", o "Expresso" e o PÚBLICO (não é graxa).

Conhece o Alentejo profundo? E o Pulo do Lobo? E então?

Conheço o Alentejo e não sei muito bem o que se quer dizer com essa do "profundo". Conheço o Alentejo, gosto da região e dos alentejanos e pronto. O Pulo do Lobo não conheço, mas conheço alguém que já lá esteve e... não ficou.

O que é que o irrita profundamente?

Os xicos-espertos do volante.

Descreva-nos o seu dia ideal de férias. Praia ou campo? Ou cidade?

Um dia ideal de férias é um dia tranquilo, com a família, sem chatices, sem vento, com temperatura amena e um peixinho fresco grelhado. Perto da praia, se possível.

O que é que o incomoda mais: as melgas de Verão ou as melgas do ano inteiro?

Sem dúvida as melgas do ano inteiro. Aquelas que tomam figura de gente, estão a topar?

O seu local de férias tem muito “jet-set”?

Nem jet-cinco, quanto mais!

Há vinte anos vivia-se o primeiro Verão pós-25 de Abril. Lembra-se como e onde o passou? E com quem? E quais eram as suas preocupações?

Nesse Verão, andava eu "em princípio" com a minha actual mulher. Foi, também, a inauguração do Teatro Adóque. Passei essa fase entre umas idas à praia com a Graça e os trabalhos para a inauguração do teatro. Tinha, na altura, vários tipos de preocupações. Como é que eu vou governar a vida de maneira a sustentar uma família? Será que o Teatro Adóque vai resultar? E a revolução vingará? A família que constituí aguenta-se, o Adóque foi um êxito e a revolução deu no que se vê.

Festas no Bombarral

Anfiteatro do Bombarral

No passado dia 29 de Junho, o Bombarral festejou o seu 93º aniversário do Concelho.
Houve como é da praxe sessão solene e inaugurações, sim porque o Bombarral é uma Vila perdida por terras do Oeste, onde parece que a evolução ainda não chegou, mas não é menos que o restante
cenário do demais País.
Os foguetes acordaram os Bombarralenses logo às primeiras horas da manhã do feriado do dia de S.
Pedro. Todos sabemos que festa que é festa e mesmo que elas se arrastem pela noite fora, entre as 8h e 9h da manhã o "concerto" de pirotecnia, é certo e sabido que se vai fazer ouvir, sempre finalizado por três poderosos morteiros, assim como por volta da 1 ou 2 da manhã, para anunciar que os "festeiros" devem ir para a cama. Controversa esta "tradição"!
Houve para começo dos festejos um espectáculo piromusical, que agradouJ sobremaneira, não fosse o Bombarral terra de grande pirotécnico.
As inaugurações também decorreram dentro do que é habitual. Os fatos dos ilustres
políticos reluziram enfeitando os corpos emproados e obesos de quem tem estas responsabilidades locais. As senhoras em menor números infelizmente, caminhavam ao lado dos (S)enhores todos poderosos, distribuindo sorrisos e simpatia, como convém nestes dias de festas.

Os jardins inaugurados, com fontes luminosas inclusive, demonstram bom gosto. Os espaços verdes inexistentes até agora na Vila, começam a pouco e pouco a despontar para grande satisfação da população.
Houve também tourada com anões e não só, não sei como decorreu porque me recuso a assistir a este género de espectáculos.

Também por cá ouve a Feira do Livro, que recebeu visitas de grande destaque no mundo literário, Santana Lopes (?), Moita Flores, Daniel Sampaio.
Comprei um livro de Paulo Coelho, que devorei quase numa só noite.

Concertos de música também animaram as festas, o destaque vai para a Banda, Função Pública.

Foi também apresentado o projecto da nova sede dos Bombeiros Voluntários do Bombarral.

Projecto do quartel dos bombeiros do Bombarral

O Bombarral começa a sair da penumbra, devagar, muito devagar direi mesmo a passo de caracol, mas o que é certo é que o Bombarral já mexe.